Há quem diga que é preciso ter dinheiro para que se consiga ganhar dinheiro, contudo o mesmo não é verdade para quem precisa economizar. O princípio básico da economia pessoal é: gaste menos do que ganha; mas sabemos que nem tudo é simples assim.
Para ajudar-nos a conquistar a tão sonhada independência financeira não basta força de vontade, mas isso também não significa que você tem que pagar por um curso de 3 mil reais para saber como economizar mil reais por mês.
Esses cursos existem e, por alguns deles, vale a pena investir esse dinheiro. No entanto, se você quer simplificar as coisas e começar a economizar hoje mesmo, veja a entrevista que fizemos com Leandro Souza.
Leandro Souza cursou Gestão Financeira e atualmente trabalha como Consultor Financeiro. Seu objetivo é – nas suas palavras – “contribuir, através de uma Orientação Financeira prática e de fácil entendimento, para que mais pessoas alcancem uma vida financeira plena e sem privações”.
Souza trabalhou quase 8 anos como colaborador nos bancos Bradesco e Caixa Econômica Federal como Gerente de Relacionamento e foi capaz de acumular – também devido aos seus investimentos pessoais – experiência suficiente para montar um canal de Youtube interessantíssimo: Conquistando sua Independência Financeira.
Aproveitando sua experiência e benevolência, fizemos uma pequena entrevista sobre Independência financeira. confira abaixo:
O que é independência financeira e quais são os primeiros passos que uma pessoa precisa tomar para lográ-la?
A Independência Financeira pode ser definida sob diversos pontos de vista, dependo especialmente, da experiência vivida por cada pessoa, da forma como elas lidam com seu dinheiro hoje e dos seus objetivos quanto ao futuro, sendo o ponto comum da definição “o momento em que se alcança renda ou patrimônio suficientes,
para que as despesas mensais sejam pagas, inclusive os gastos com lazer, e ainda sobre recursos para reinvestir ou gastar como quiser”. Qualquer pessoa que queira alcançar a Liberdade Financeira deverá, dentre outras etapas, seguir os seguintes passos:
1° Ter pleno conhecimento do quanto recebe, realmente, por mês (sem considerar aqui a adição do limite de Cheque Especial ou do Vale Transporte recebido em dinheiro, por exemplo);
2° Ter pleno conhecimento sobre seus gastos mensais, no melhor detalhamento possível e por grupos (alimentação/educação/vestuário/lazer/etc.); e
3° Ter consciência de que somente ela é capaz de tomar
as ações necessárias para mudar seus hábitos financeiros atuais, colocando-a mais próxima de seus objetivos financeiros.
Como funciona seu trabalho como consultor financeiro e quais são as dúvidas mais comuns que chegam até você?
Meu trabalho se realiza através de encontros, pessoais ou virtuais, com indivíduos, casais ou pequenos grupos. Nesses encontros conversamos sobre o dinheiro e seu significado e sobre o espaço que ele ocupa na vida dessas pessoas. Também falamos sobre as maneiras como as pessoas lidam com seu dinheiro, quais emoções a posse dele desperta nelas e quais são suas crenças a respeito do dinheiro
e de sua propriedade. E, por fim, estabelecemos conjuntamente ações que, se executadas, ajudarão a essas pessoas a lidar melhor com seu dinheiro, desenvolvendo equilíbrio, satisfação e plenitude.
Dentre as dúvidas mais frequentes estão, por exemplo:
a) qual o melhor investimento pra mim?
b) como faço para organizar minhas contas pessoais?
c) é possivel investir tendo pouco ou nenhum dinheiro?
Por quê criei este canal e como ele pode ajudar as pessoas a fazerem as pazes com suas finanças?
A ideia de criar o canal Conquistando sua Independência Financeira no YouTube, surgiu quando eu ainda atuava como Gerente
de Relacionamento com a Pessoa Física, num grande banco público. Por conhecer o mercado financeiro e sua dimensão, estava claro para mim que as pessoas jamais poderiam ter uma vida financeira mais equilibrada ou verdadeiramente rica consumindo apenas os produtos financeiros dos bancos tradicionais.
No entanto, por ética, não era possível que eu indicasse o acesso a produtos financeiros ou de investimentos em outras instituições. Assim, me planejei para demitir meu empregador e empreender eu mesmo. Hoje ajudo muito mais pessoas que, dependendo de seus recursos e dos seus objetivos, são apresentadas aos produtos financeiros e de investimentos mais
adequados às suas necessidades e não as necessidades dos bancos.
Isso permite às pessoas, fazerem escolhas que realmente as beneficiem e que valorizem e respeitem o seu dinheiro e seu tempo.
E os vídeos postados no canal tem o objetivo de trazer a elas essa reflexão imparcial e honesta que impacta positivamente na forma como elas lidam com seu dinheiro.
O que você espera do SnapTalks 2.0 – Produtividade em 2019?
Eu espero deste evento, a oportunidade de alcançar e impactar
positivamente, o maior número possível dos seus participantes e ajudá-los a perceber que as maneiras de lidarmos com nosso dinheiro e fazê-lo crescer, mudaram muito, mas que toda essa mudança só pode lhes fazer o bem desde que elas se permitam conhecer, aprender e aplicar as melhores práticas de cuidados com o dinheiro em suas vidas.