A rotina já não é mais a mesma. O isolamento social provocado pelo novo coronavírus introduziu na vida das pessoas uma nova forma de levar a vida, inclusive no trabalho. Os cuidados redobrados com a saúde dos funcionários têm levado as empresas a desenvolverem novas formas de trabalho, de modo a garantir a empregabilidade dos seus colaboradores. Uma dessas formas é o home office.
O home office, de acordo com as informações disponibilizadas por meio do Tribunal Superior do Trabalho, surgiu nos Estados Unidos e hoje é bastante utilizado por várias empresas. Trata-se da utilização dos diversos meios de comunicação que permitem o trabalhador executar suas tarefas remotamente. Em 1980, Alvin Toffler já havia mencionado em seu best seller ”A terceita onda”, que a tecnologia permitiria que as pessoas trabalhasse de suas casas. E de fato ele teve razão. Hoje, inúmeras empresas têm implantado o sistema de tecnologia remota, capaz de conectar pessoas para execução de serviços, utilizando-se da internet.
No entanto, a forma remota de se trabalhar pode causar relaxamento para algumas pessoas, pois o colaborador poderá flexibilizar o seu posto de trabalho onde quer que esteja. Além disso, já existe a preocupação natural com a saúde diante da pandemia que têm tirado o sono de muitas pessoas. No entanto, é justificável o medo natural, pois não se sabe ao certo as medidas de tratamento, bem como os casos tendem a ser cada vez maiores. De tal modo, a complexidade que a causa requer deve ser encarada com calma e tolerância, sobretudo porque a produtividade não pode cair diante deste cenário.
Pensando nisso, segue abaixo dicas valiosas de como aumentar a produtividade no trabalho, em tempos de COVID-19:
Crie uma agenda com horários pré-definidos. A flexibilidade do trabalho remoto, permite que pessoas tenham senso de organização e responsabilidade.
Busque um local confortável e de preferência silencioso em casa. Por mais incrível que seja, o ambiente familiar pode atrapalhar e muito a produtividade, se não for realizado em um ambiente livre de distrações.
Esqueça as distrações como TV e redes sociais. Pode parecer óbvio, mas aqueles minutinhos ali no Whatsapp e Instagram podem influenciar no resultado final da sua tarefa.
Respeite o fim do expediente. É normal se sentir cansado, mesmo em casa, é normal interromper o fluxo de trabalho diante de uma dor de cabeça momentânea. Respeite-se e conheça seus limites. A produtividade depende também da sua disposição física e psicológica.