O “Custo Brasil” é o termo utilizado para designar o encarecimento de produtos e serviços por conta de dificuldades logísticas, burocráticas e tributárias. Grande parte desse encargo – que incorre em clientes e empresas – se deve ao custo de transporte pelo território nacional. Para minimizar o custo do frete dos Correios e transportadoras, surgiram empresas como Jadlog, Latam Cargo, Azul Cargo Express, Via Mundo, Buslog e Loggi.
Um maneira que você pode diminuir o custo do frete para a sua loja virtual é utilizando serviços marketplaces de fretes, ou seja, da plataforma de intermediação para quem vende online. Entre os serviços que esse tipo de empresa oferece estão a cotação de fretes de diferentes modalidades, gerar etiquetas de envio personalizadas e realizar o rastreamento de pedidos do momento da postagem até a entrega.
Empresas como Kangu e Melhor Envio surgiram da dificuldade de encontrar um valor acessível de frete e gestão logística do seu e-commerce. Para descomplicar o acesso de empreendedores virtuais a fretes, empresas desse setor apostam em novas integrações e parcerias, para complementar serviços e ferramentas que impactam positivamente no dia a dia dos negócios que têm a internet como fonte primária de geração de receita.
Como baratear o frete da sua loja virtual
Além das transportadoras pesquisar por transportadoras confiáveis com preços acessíveis, é importante que quem vende pela internet busque integrações com plataformas de comércio eletrônico, HUBs, marketplaces e ERPs.
Outro aspecto importante – já para quem tem grandes volumes de vendas é investir centros de distribuição de encomendas para agilizar as entregas nas cidades de maior demanda, e programas de vantagens, para fidelizar os clientes mais assíduos.