Os stories do Instagram tem ficado cada vez mais relevantes do que o feed (mural) se o critério de avaliação é engajamento e atualidade. Embora o IGTV tenha trazido uma nova onda e os Reels sejam muito divertidos, nada mais rápido e fácil do que criar stories, mas o que seriam dos stories se não fossem os aditivos (gif’s, filtros, música, texto) que podemos colocar neles. Neste tutorial você vai aprender o passo a passo de como colocar seus próprios gifs nos seus stories. Vamos lá?
Como já explicamos aqui, o GIF (Graphics Interchange Format) é uma imagem animada que reproduz uma ideia ou um meme. Por ter formato de imagem e não de vídeo, ele é muito ele e é aceito facilmente por vários tipos de atividades digitais que não aceitam vídeo, como por exemplo, arquivos DOC, PPT e é claro os stories do Instagram. Até o Facebook, por um cento tempo, já permitiu incluir gifs na foto de perfil da rede social, veja só:
Criar seus próprios gifs pode dar mais trabalho do que escolher um já pronto, mas pode trazer um diferencial para sua marca dentro da sua estratégia de Marketing Digital, já que você e os demais usuários das redes sociais poderão utilizar os gifs que você criar. Para colocar um gif em stories do instagram, você deve primeiro criar os stories (em foto ou vídeo), e depois, no topo da tela, selecionar a opção da carinha dentro do post it, onde estarão as opções:
- Localidade
- Menção
- Hashtag
- GIF
- Música
- Horário
- Enquete
- Pergunta; etc.
Para adicionar seu próprio GIF personalizado no Instagram, você deve ter uma conta na plataforma GIPHY, um mecanismo de busca de gifs fundado em 2013 por Alex Chung e Jace Cooke que em 2020 foi vendido ao Facebook por cerca de 400 milhões de dólares. Então, você já precisa saber como transformar imagens estáticas em gif ou vídeos em formato gif, ok?
Giphy’s Alex Chung hints at potential ways to turn innocent GIFs into revenue streams
Depois de criar uma conta na GIPHY, na página principal, você vai em um dos dois botões azuis no canto superior direito: “Create“. A partir de imagens em formato PNG, JPG e vídeos em MP4 ou MOV, você poderá criar GIS e Stickers. Se o arquivo que você quer criar não é de autoria sua, você pode “rippar” de algum lugar do Twitter ou do Youtube. Para isso, basta ter o link da imagem que você quer buscar e incluí-la na opção “Any URL” na parte inferior da página.
Para que os arquivos enviados possam ser transformados em gif a única condição é terem menos de 100 megabytes de tamanho e menos de 10 minutos de duração. Além disso, tem a recém-lançada opção de criar um pano de fundo em gif para suas chamadas de vídeo, que, por exemplo, pode ser um escritório movimentado ou uma cafeteria, para que as pessoas que participarem com você de chamadas no zoom tenham uma visão muito mais interessante da sua pessoa.
Após escolher o arquivo que você quer fazer o upload, o site abrirá uma nova página na qual lhe será permitido modificar a imagem em quarto fases:
- Texto: uma legenda de algo escrito que você pode colocar em qualquer posição da tela;
- Stickers: gifs prontos para por dentro do seu gif;
- Filtros: em efeito geral em todo o campo da imagem; e
- Desenho livre: inclua manualmente o detalhe que você quiser.
Depois de clicar “Continue to Upload“, você será direcionadx para criar as meta tags da sua gif – que você pode deixar tudo em branco. Depois de clicar em “Upload do Giphy“, você já terá sua arte pronta para ser compartilhada com o mundo. A minha recomendação para você ter uma gif de alta qualidade é que você a crie no Photoshop ou corte de um video no Adobe Premiere.
Agora que sua gif está criada, você pode compartilhar o link dela com seus amigos e esperar alguns minutinhos para que ela seja incluída na base de dados do Giphy e, consequentemente, aparecer no Instagram. Se uma imagem não for adicionada automaticamente, você pode se inscrever no Programa de Artistas e Criadores de Conteúdo do site, para isso, você deve ter pelo menos 5 GIFs em seu canal e preencher os requisitos das Diretrizes do programa (ter dados atualizados como email, website, redes sociais, avatar e marca).
Quando você se tornar um “afiliado” no Giphy você tem várias vantagens, tipo análises estatísticas das suas gifs, opções de personalização mais profissionais e, claro, incluir o seu material no Instagram e no Facebook Stories. Se você for uma empresa, artista ou figura pública, bem como se for uma agência que cria conteúdo de marca, você pode se qualificar para ter um “brand channel” no Giphy.
Quer começar hoje mesmo? Então, clique aqui e preencha o formulário para se transformar em um parceiro da Giphy e ter seus gifs e stickers visualizáveis no Intagram e no Facebook. Você também pode entrar em contato pelo e-mail partnerships@giphy.com.
Para garantir maior probabilidade de sucesso
Certifique-se de que você criou ou possui seus uploads e que eles refletem com precisão como você pretende usar sua marca ou conta de artista. Se você é uma marca aguardando um lançamento, pode fazer o upload dos GIFs ou adesivos de forma privada e eles ainda serão contabilizados como parte de sua inscrição. Se você é um artista, precisaremos de pelo menos 5 GIFs ou Stickers para serem públicos (não privados) para processar sua inscrição. Visite “Como fazer GIFs e adesivos” para saber mais!
Depois de conectar sua conta GIPHY, você poderá ver nosso formulário de inscrição! Aqui está o que você precisa saber antes de enviar sua inscrição. Leia com atenção, os aplicativos são limitados a um por conta GIPHY.
Endereço de e-mail: as marcas são obrigadas a usar um endereço de e-mail com o domínio da empresa que corresponda ao nome de usuário do candidato, ex: joaozinho@suamarca.com. Para contas de artista, use o e-mail pelo qual podemos entrar em contato com você mais facilmente.
Nome do usuário: se você está se inscrevendo para um Brand channel, seu nome de usuário GIPHY deve refletir precisamente o nome de sua empresa (números, sublinhados e outros caracteres especiais são desencorajados aqui). Visite “Alterar seu nome de usuário GIPHY” para obter mais informações.
Nome de contato: use seu nome completo neste campo (ex. Jane Smith). Para aplicativos de artistas, pseudônimos são aceitáveis.
Nome em Exibição: verifique se o nome de exibição contém o texto que você gostaria de exibir na sua conta de marca ou artista. Iremos extrair esse campo das configurações de sua conta existente se estiver preenchido, mas se não for, você será solicitado a adicionar um nome de exibição para preencher este formulário.
Website: os aplicativos de marca exigem um link ativo para o domínio da web personalizado da empresa neste campo (por exemplo: o nosso seria http://giphy.com). Para marcas, as contas sociais não se qualificam aqui. Artistas: ligue-nos a um espaço online que melhor represente o seu trabalho.
Perfil Social: insira o URL completo da conta de mídia social que melhor representa você ou a presença de sua marca na web. (ex: http://instagram.com/giphy). Se você estiver se inscrevendo em um Brand channel e for verificado em outro lugar, é melhor usar esse link aqui!
Avatar: todos os candidatos devem ter um Avatar. Você será solicitado a carregar (ou reenviar) um Avatar no formulário de inscrição. 250×250 (JPG, PNG ou GIF) são todos suportados.
Empresa-mãe (opcional): se você está se candidatando a um Brand channel, é recomendado, mas não obrigatório, preencher este campo se for relevante para sua empresa
Localização (opcional): onde você está localizado? Informe-nos para que possamos melhor atender sua solicitação!
Saiba mais sobre Marcas no GIPHY e Artistas no GIPHY para ajudar a decidir seu destino!