A sustentabilidade econômica dos blogs é um fator crucial para que ele continue existindo ao longo dos anos. Quem nunca começou a escrever um blog descompromissadamente e depois o abandonou? Aí você fica pensando o que faltou: público? assunto? melhor design? correção gramatical?
Os fatores que podem acabar com um blog são inúmeros, mas vamos nos concentrar em pontos essenciais para que qualquer empreendimento, na internet ou fora dela, tenha êxito. Para criar um blog economicamente sustentável é ideal observar as seguintes questões…
Paixão
É importante que o assunto do blog seja algo pelo qual você seja totalmente apaixonado. Isso garantirá que você vai se dedicar para fazer um bom trabalho e, mesmo quando as coisas não estiverem indo muito bem, você terá forças para continuar batalhando.
Pesquisa
Mesmo que você seja especialista no assunto que escolheu, é importante que você pesquise as opiniões dissidentes e as novidades relacionadas aos tópicos sobre os quais escreve. Mesmo que não seja um assunto sério, é sempre possível tornar um texto mais interessante se foram adicionadas outras perspectivas a ele.
Originalidade
Não copie conteúdo de terceiros nem simplesmente traduza informações de sites estrangeiros. Invista tempo para criar conteúdo inédito. O público da internet valoriza mais a identidade de um texto do que qualquer outra coisa. Se o seu texto for bom, você terá publico. Às vezes, mesmo que o assunto não interesse uma pessoa especificamente, ela voltará ao seu blog para saber sua opinião e apreciar a forma como você escreve.
Consistência
Formar o público para um site demanda dedicação e consistência na entrega. Então, programe-se para que, independentemente da frequência que você escolha publica, as pessoas que te seguem possam sempre voltar para ver novos conteúdos na data esperada. Toda vez que houver uma quebra dessa expectativa, além de prejudicar sua relação com seu maior tesouro, você passará a impressão de não ser confiável.
Redes sociais
Tire o máximo das idiossincrasias de cada uma redes sociais para colocar o seu conteúdo em destaque. Se o seu blog for de moda, o Instagram é essencial. Se for de humor, tive o máximo do Vine. Se for de esporte, aproveite-se do Youtube. Se seu assunto é opinião pessoal, o Snapchat pode ser o local ideal para você. Além disso, replique, retuíte, curta e compartilhe o conteúdo de uma rede em outra para que as pessoas comecem a se acostumar com sua marca.
Design
Assim que puder, invista em um design profissional para a estrutura do seu blog e para os banners que publicar nas redes. Pensar o Design não é apenas escolher as cores e as formas, mas pensar como o usuário será direcionado a navegar de maneira leve e rápida pelo seu blog.
Profissionalize-se
Quando sobrar uma graninha, compre um domínio próprio, invista em templates, anuncie. Mais do que ter um site super profissional, as pessoas vão gostar de acompanhar a sua jornada de crescimento e te apoiarão pela sua dedicação. A maioria dos blogs que fazem sucesso atualmente, mesmo aqueles dos Pop Stars da Internet, começaram bem ruinzinhos. O diferencial foi que, ao longo dos anos, eles foram aprimorados e ouviram o seu público.
Marketing
Invista em cross-marketing, guest blogging e anuncios pagos. Tire o máximo das redes sociais, impulsione publicações no Facebook, compre banners em site que o seu público potencial visita. Uma ideia interessante é criar sua própria networking de blogs do mesmo tamanho que o seu, mas que tratam de assuntos diferentes. Não deixe de criar sua mailing list e, pelo menos bimestralmente, comunique ao seu público as novidades do site.
Media Kit
Desenvolva seu próprio plano de venda de espaços de mídia no seu blog. Planeje tudo, escreva em um pdf e deixe disponível para possíveis patrocinadores poderem baixar antes mesmo de entrar em contato contigo. Nesse documento, deve haver informações de quem é o seu público, de como e de quando visitam seu site.
Responda
Responda todos, TODOS, os emails que lhe forem enviados. Com a mesma dedicação, interaja com seu público nas redes sociais. Anunciantes e público são igualmente importantes para o crescimento do seu site. Suas respostas são a primeira, mas não a única, maneira de demonstrar que você se importa com seu público e que você está moldando suas publicações de acordo com os anseios dos seus seguidores.
Alternativas
Busque formas alternativas de financiamento além dos banner do boo-box, do Google Adwords e da venda de espaço direto para o seus anunciantes. Uma das possibilidades é abrir uma lojinha virtual com produtos especialmente pensados para o seu público. Outra é criar campanhas de financiamento coletivo para projetos específicos do blog, como viagens, livros e eventos.
Pensando em como melhorar o conteúdo do site, aumentar o número de publicações semanais e como ampliar os assuntos abordados, resolvemos criar uma loja virtual. Essa loja funcionará, a partir de amanhã, como uma maneira de tornar o Tecno Veste sustentável e fazê-lo crescer.
Ainda estamos no início, mas já queremos oferecer produtos diferenciados. Nossa equipe elaborou 2 ebooks sobre tecnologia que são gratuitos e o primeiro volume da Série Faz Melhor, que se tiver o apoio do nosso público, também terá uma versão impressa. Além disso, estamos planejando, com os recursos angariados com a venda do segundo volume dessa série, lançar minicursos em vídeo.
Não se acanhe se nenhum dos assuntos dos nossos livros te interessar, mas ainda assim você quiser apoiar o Tecno Veste. Lançamos também uma campanha de crowdfunding para o nosso site. Com os recursos ali arrecadados queremos fazer o site crescer, investir mais em design e principalmente em mais conteúdo para vocês.
Como nenhum dos contribuidores pode dedicar-se exclusivamente à produção de conteúdo do site, contamos com a esses planos de monetização para viabilizar o crescimento e o aprimoramento das atividades desenvolvidas pela nossa equipe. Com a ajuda dessas pessoas, criamos um hotsite para os podcasts, gravamos minicasts, entrevistamos nos empreendecasts, escrevemos ebooks, preparamos um canal de vídeos e estamos prontos para fazer ainda mais.
O Tecno Veste não tem um dono, formamos uma família multiparental onde cada novo integrante contribui com o que tem de melhor para oferecer. Neste ano de 2015, avançamos muito nos nossos objetivos e continuamos a pensar como podemos oferecer ao nosso público a tecnologia não como um fim em si mesma, mas como meio para um estilo de vida produtivo, acessível e sustentável.
Se você quer ajudar o site crescer, compartilhe nossas publicações nas redes sociais, comente e envie-nos emails. Nosso maior interesse é superar suas expectativas!