Há mais de 300 transtornos psiquiátricos estabelecidos, segundo o manual da área. Dentre vários, estão os transtornos da personalidade que são divididos em três categorias: A, B e C. Os transtornos do grupo B incluem, dentre outros, o transtorno da personalidade antissocial onde está o enquadramento do psicopata.
Segundo os manuais de psicopatologia, alguns traços são determinantes para esse diagnóstico, pelo menos três dos seguintes: fracasso em ajustar-se às normas sociais, tendência à falsidade, impulsividade em planos para o futuro, irritabilidade/agressividade, descaso com a segurança de si e dos outros. Os psicopatas tem ausência de temor, insensibilidade à punição e busca por emoção. A resposta por algumas dessa situações pode estar em uma estrutura interna do cérebro: a amígdala.
A amígdala cerebral
Há muitos que confundem as amígdalas, porque há duas estruturas potencialmente com esse nome. Um par delas fica na garganta e estão ligadas com a defesa imunológica da região. O outro par fica na base do cérebro e está ligada, entre outras funções, à regulação do medo.
Em macacos Rhesus, quando a amígdala cerebral era lesionada, seus comportamentos mudavam radicalmente. Eles apresentavam:
a) passividade de animais à que eram selvagens;
b) perversão do apetite;
c) cegueira psíquica manifestada pela incapacidade de reconhecer objetos ou mesmo animais que antes causavam medo, tais como cobras e escorpiões;
d) tendência oral manifestada pelo ato de levar à boca todos os objetos que encontra (inclusive escorpiões);
e) tendência hipersexual que leva os animais a tentarem continuamente o ato.
Em muitos psicopatas, há uma redução do volume da amígdala cerebral. Essa descoberta pode sugerir a falta de empatia que vivenciam, a redução do medo e a impulsividade sexual. Entretanto, um marcador biológico único aparentemente não dá conta de explicar diversos casos em que a psicopatia está presente e sem revelação morfofisiológica evidente. Fatores genéticos podem estar presentes para produzir um psicopata mas fatores ambientais sempre têm sua importância, inclusive durante a gestação da dele e até antes dela. Sabemos como a busca da predição de psicopatas na sociedade pode salvar muitas vidas. Mas o mistério parece estar guardado de muitas formas e a chave atirada no fundo do oceano.