Com a atual crise política / econômica / hídrica / social / cultural, é inegável que agora – mais do que nunca, bicho – é importante saber guardar o seu rico dinheiro e saber gastá-lo de maneira inteligente. Pobreza de espírito e pãodurice não vão te levar a lugar algum que longe do convívio social, então, depois de um toró de miolos aqui no QG do Tecno Veste, surgimos com algumas ideias que podem ajudar.
Deixar de lado seus gostos e manias – como um chopinho no final do dia ou um cineminha – não terá efeito prático nesta nossa estratégia, então é importante manter os hábitos saudáveis e “fechar as torneiras abertas”. Apenas, pense antes de gastar.
Almoçar todo dia no trabalho ao invés de levar o rango de casa, não parece uma opção muito inteligente. Então, prepare sua marmitinha nutricionalmente equilibrada e leve com você. A economia no final do mês pode chegar a mais de R$ 100 por semana, chegando a quase 500 pila no final do mês!
Quando for carregar dinheiro em espécie, prefira as notas maiores, onças e peixes. Há um estudo dizendo que temos maior facilidade de nos desfazermos de notas velhas e gastas. Mantendo no seu bolso as notas mais novinhas, sua propensão a gastar é menor.
Se você realmente não gosta das notas nacionais, evite surpresas no final do mês, dê preferência ao débito e detrimento do crédito. As variações de um banco para o outro e as taxas que os bancos embute na nossa conta nem sempre são fáceis de calcular. Com o débito fica mais fácil de gastar somente o que você tem, e deixar o que você não tem com quem o possui.
Utilize aplicativos de controle financeiro no seu smartphone e os atualize imediatamente após cada compra. Analisando os relatórios de gasto no final do mês, fica fácil identificar onde você se excedeu e preparar melhor os meses seguinte. A tecnologia está aí para ser usada.
Assim como é fácil quebrar a indústria de multas – ver vídeo a baixo -, também é fácil fugir das garras malignas das instituições bancárias. Pense antes de gastar. Gaste só o que você tem. E seja feliz.