As redes sociais têm funcionado na Pandemia do Coronavírus (Sars-CoV-2) como grandes aliadas no encurtamento de distâncias, propiciando uma maior interatividade entre amigos, família, aquisição de novos contatos e seguidores, e no quesito profissional, possibilita ainda o engajamento de sua marca, serviço ou empresa.
O trabalho remoto, realidade hoje no mundo todo, devido à crise sanitária instaurada pela propagação da Covid -19, tem feito com que as pessoas passem mais tempo conectadas. Aliás, esse é um dos motivos da publicação deste artigo, qual seja, influenciar você a migrar de vez à sua empresa ou serviço para o ambiente digital, diante dos inúmeros benefícios disponibilizados pelos gigantes canais de entretenimento social.
Facebook, Instagram e Twitter, por exemplo, não cobram de seus usuários pela abertura de contas em suas plataformas online. Assim, você ou sua empresa podem usufruir desse espaço, para criar um ambiente corporativo, contactando clientes ou usuários que se interessem pelos seus produtos, marca, serviços, etc.
O mundo dos negócios já é digital há um bom tempo, mas ele sempre se dividiu entre as atividades físicas, ficando as tarefas virtuais a cargo de empresas especializadas no ambiente virtual. Contudo, após a declaração da Pandemia, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2020, praticamente todos os serviços precisaram se especializar, ainda que na marra, frente às exigências da sociedade e, também, dos setores econômicos que não podiam parar.
Se até aqui ainda não se atentou para os perigos do seu negócio, escritório, marca, etc., não estarem em um ambiente digital, apresento-lhes abaixo alguns dos motivos para você iniciar essa prática de inovação imediatamente.
Por que me tornar digital?
Parece clichê, mas um dos principais motivos são de que os gastos com insumos e manutenção, que toda loja física necessita, não existirão mais. Você economiza com aluguel, energia, água e todas as outras despesas, que são geradas pela manutenção de uma sala, consultório médico, escritório, dentre outros.
É importante sustentar que não basta apenas criar uma conta nas redes sociais, nem mesmo entregar o seu produto à uma empresa de marketing, você deve ter, além disso, a capacidade de gerir os seus negócios. Ser empreendedor digital, aliás, é uma das tarefas mais difíceis de quem quer e precisa começar a vender na internet.
É difícil, mas não é impossível!
Atente-se para a criação e engajamento de sua empresa, marca ou serviço de forma transparente, elucidando quem é você (ou sua empresa), sua especialidade, o que você vende, com o que trabalha, etc. Só cuidado com as especificações: não é para você colocar na sua biografia o seu currículo, tempo de atuação ou algo que seja complexo demais para quem venha consumir o seu produto ou serviço. Lembre-se: quem precisa seguir você nas redes sociais é o seu cliente, não a concorrência – a menos que ela deseje isto -.
A exemplo do que foi citado acima, pensem comigo: Se você é advogado, o que você busca, clientes ou perfis de outros Advogados? Se a resposta for clientes, você está no caminho certo! Em outras palavras, o seu cliente quer saber por que seria interessante contratar os seus serviços, não o porquê de uma determinada lei ter sido sancionada.
O cuidado com o que você posta vale para todos os perfis de empreendedores, e não só Advogados, Médicos, Arquitetos, etc. O seu feed deve conter posts atrativos, capazes de reter à visualização de quem visita a sua página ou navega por ela. Invista em cores, imagens de alta resolução ou mesmo logotipos que evidenciem à sua marca.
A escrita não precisa e nem deve ser rebuscada. Nem todas as pessoas têm ou tiveram uma educação de qualidade, em um país com tantas desigualdades como o Brasil. Priorizar a simplicidade é permitir à acessibilidade de todos e todas.
Ninguém que inicia um empreendimento, ou lança o seu produto pela primeira vez nas redes sociais, precisa ser um expert em vendas. Autenticidade e persuasão, aliadas a um pequeno roteiro e uma câmera nas mãos fazem toda a diferença. Interagir com o seu público de forma contínua, sabendo o que ele mais curte, comenta, salva ou compartilha ajudam a você, empreendedor, entender o que mais atrai a sua clientela.
Por fim, é importante detalhar que as informações acima não são fechadas, cada nicho empresarial tem seu público e seu código de ética, pelo qual estão submetidos, porém, elas tentaram elucidar de forma didática, como adentrar em um seguimento online, para aumentar ainda mais o seu potencial em vendas que te trouxeram até aqui.
Imagem: bleez.com.br/e-commerce