Simuladores potentes e acessíveis ajudam pilotos a chegarem mais cedo na Fórmula 1
Em 2015, Max Verstappen chegava na Fórmula 1 junto de uma grande polêmica. O piloto Holandês tinha apenas 17 anos, algo excepcional no automobilismo. Afinal, com essa idade, geralmente estão nas categorias de acesso ou apenas testam os carros. Contudo, Max não foi exclusividade por muito tempo, pois nas temporadas seguintes Lando Norris nas pistas. Mas, além da idade, ambos os pilotos tem outra característica em comum: eSports.
Um eSport chamado Automobilismo Virtual
O crescente perfil da eSports no automobilismo não se resume apenas às aventuras de Norris e Verstappen, com inúmeras séries e equipes de corrida que criaram seus próprios eventos e campeonatos. O Automobilismo Virtual (AV) iniciou sua expansão
no campo dos eSports na edição de 2017 da CES, quando aconteceu o evento Vegas eRace. Ainda em 2017, após uma parceria com a FIA, a edição do tradicional jogo F1 2017 serviu como palco para a inauguração da F1 eSports Series.
Em 2018, ocorreu a estreia do FIA Gran Turismo Championship (FIAGTC). Promovido pela PlayStation/Polyphony Digital, e tendo como base o Simcade Gran Turismo que promoveu uma série de eventos desde maio. Não apenas isso, houve uma extensa cobertura, com transmissões ao vivo e uma intensa atividade através das redes sociais. Outro ponto que vale comentar foi que esse campeonato percorreu diversas cidades ao redor do mundo. Como se não bastasse, cada uma dessas cidades tinham forte ligação com o automobilismo tradicional. Também tivemos, nequele ano, a segunda edição do F1 eSports Series e o início do Mclaren Shadow. Uma curiosidade sobre FIAGTC e a Mclaren Shadow Project, ambas foram vencidas pelo piloto brasileiro Igor Fraga.
Qual seria limite entre o virtual no Automobilismo
O ROC ( Race of Champions) conta com a participação dos melhores pilotos de cada categoria. Com isso, nesse evento, há a definição o melhor piloto do mundo. Também, durante o mesmo evento, ocorre uma seleção dos melhores de automobilismo virtual.Assim, na edição de 2019, o eROC ,pela primeira vez, foi aberto a todos os jogadores do mundo inteiro através de provas qualificatórias on-line. Assim, ao final de seis semanas, Brandon Leigh, James Baldwin , Sebastian Job e Nils Naujoks chegaram às finais.
Como se não bastasse, o evento tambem contou com grandes lendas do automobilismo como Sebastian Vettel, Felipe Massa, Juan Pablo Montoya entre outros. Além disso, os vencedores da eROC enfrentaram os vencedores da ROC, em uma pista improvida no circuito do México.
Além disso, pilotos como Igor Fraga, Enzo Bonito, Pierre Glasly, Lando Norris e Max Verstappen são exemplos de carreiras tem muita influência dessas competições online. Para se ter uma ideia, Fraga além de ser o primeiro campeão mundial do FIAGTC, hoje segue carreira na Formula 3 Regional Europeia. O piloto brasileiro já admitiu que o jogo exclusivo da PlayStation, Gran Turismo, teve bastante influência na sua carreira. Inclusive, hoje é um dos seus patrocinadores.
Na próxima semana, fique por dentro do cenário desse eSport aqui no Brasil, além do resultado da final do Campeonato do FIAGTC que ocorre entre os dias 22 e 24 de Novembro. A transmissão ocorrerá diretamente de Mônaco através do YouTube.