Que o churrasco é uma paixão nacional, todo mundo sabe, de norte a sul do Brasil as carnes assadas em brasa fazem sucesso. Porém vem se observando uma nova tendência: o churrasco gourmet – aqui a qualidade se opõe a quantidade e os produtos selecionados são considerados superiores. E é completamente possível fazer um bom churrasco gourmet em casa, apenas esteja atento aos itens a seguir.
1º As carnes: Angus, Wagyu e Hereford são as melhores raças bovinas, pois possuem alto grau de maciez e marmoreio. Os cortes mais nobres são: t-bone, prime rib, ancho, chorizo, tomahawk, flat iron e denver. Além disso, uma boa opção é investir em linguiças artesanais e especiais – sem aditivos químicos. Na hora da compra, é importante estar atento à embalagem (o ideal é que seja a vácuo) e que não tenha muito sangue externo, afinal isso pode significar que a carne está desidratada. E, ainda pensando na suculência da carne, lembre-se que o churrasco exige por parte do churrasqueiro total foco e atenção à altura do fogo e ao tempo da carne na brasa, pois deve-se respeitar o ponto ideal de cada corte.
2º Acompanhamentos: legumes orgânicos assados na brasa são excelentes acompanhamentos para contrapor carnes com alto teor de gordura. Dentre as opções que combinam bem estão: couve-flor, brócolis, nabo, cebola, pimentão, abobrinha, berinjela, aspargos, batata e cogumelos como shitake ou portobello. As frutas assadas na brasa também são destaque no quesito sobremesa e você pode até mesmo acompanhá-las de um belo gelato.
3º Tempero e Molhos: para não perder a suculência da carne, há quem prefira salgar a carne somente após assar, sendo que se utiliza a Flor de Sal para esse tipo de finalização – que nada mais é que os primeiros cristais que se formam na superfície das salinas, não passando por nenhum refinamento, além de ser rica em minerais importantes para a nossa saúde. Já os molhos asseguram um sabor distinto, como o barbecue, mostardas, chimichurri, chutney ou algum apimentado.
4º Serviço: a apresentação é também parte relevante de um churrasco gourmet. Escolha uma boa sequência das carnes e certifique-se de servi-las sempre quentes (para isso evite colocar tudo de vez na brasa, vá aos poucos). Verifique se as facas estão adequadas e afiadas o suficiente para fazer belos cortes. Escolha os melhores pratos e talheres apropriados (não existe nada pior do que comer uma carne com faca sem cerdas).
5º Bebidas: a cerveja costuma ser a principal escolhida para acompanhar um churrasco, mas, em se tratando de um churrasco gourmet, esqueça as mais tradicionais e opte pelas artesanais e de sabores mais intensos, que harmonizam bem com o defumado da carne. Os vinhos tintos encorpados também podem agregar ainda mais valor ao churrasco gourmet. Para os que não consomem álcool, o “drink fake” é uma opção leve e refrescante, use água tônica, gelo, especiarias e/ou casca do limão siciliano.