Do jeito que as coisas estão é só a gente ter uma tossezinha que já ficamos preocupados, não é mesmo? Mas como saber se você foi contaminado com o coronavírus?
Bom, primeiro de tudo vamos lembrar que o nome correto da doença é covid-19 e que coronavírus é uma família de vírus que pode causar vários tipos de doenças. O coronavírus que nos assusta atualmente chama SARS-CoV-2.
Uma coisa importante que você precisa saber é que os sintomas da covid-19 nem sempre aparecem. Muita gente contaminada com o vírus não apresenta nenhum sintoma ou apenas sintomas muito leves, como uma tosse. Mas é importante ressaltar que, mesmo que não apresente sintomas, essas pessoas conseguem transmitir o vírus e contaminar outras pessoas, que podem ficar muito doentes.
Os sintomas da covid-19 são muito parecidos com os sintomas de resfriado comum e gripe. Os mais típicos são febre, falta de ar, coriza, tosse e dor de garganta. Dá uma conferida no quadro aqui embaixo que compara as 3 doenças:
Um outro sintoma que também está associada a covid-19 em 1 a cada 3 pacientes é a perda súbita do olfato e, às vezes, do paladar – ou seja, de repente a pessoa para de sentir cheiro e gosto de tudo.
Mas então como saber se é covid-19 ou gripe e resfriado? Infelizmente, só com o teste feito em laboratório. No entanto, ainda temos poucos testes disponíveis e por isso, apenas pessoas com sintomas graves estão sendo testadas. Então a recomendação é que, se você apresentar sintomas, considere-se como suspeito de covid-19, porque não dá para ter certeza que não é.
Mas calma, não é porque você está sob suspeita que você deve correr pro hospital. Lembre-se, só pessoas em estado grave serão testadas – então se os sintomas estão leves, permaneça em casa e evite contato com outras pessoas, incluindo as pessoas que moram na sua casa. A palavra de ordem é isolamento. Se sua casa tem condições, permaneça em um cômodo separado das outras pessoas – para utilizar ambientes compartilhados como banheiro e cozinha, só com máscara. Depois de ir ao banheiro, você deve dar aquela limpadinha com produtos de limpeza como água, sabão, água sanitária e álcool de limpeza. E atenção: nem pensar em compartilhar talheres ou copos nesse período, ok?
Caso seus sintomas estejam mais graves, especialmente em caso de falta de ar e febre, é hora de procurar ajuda. Os sintomas podem avançar rapidamente, então fique de olho. Se você começar a se sentir muito mal, coloque uma máscara ou algo que proteja seu rosto para não contaminar outras pessoas e corra pro médico, tá bom?
Tem mais dúvidas? Dá uma olhada no Resumão do que sabemos até agora sobre o assunto. E não esqueça, prevenção é a melhor saída – se possível, fique em casa!
Um Comentário
Pingback: Animais não transmitem coronavírus para humanos | Tecnoveste
Pingback: Coronavírus - tudo o que você precisa saber: Grupos de Risco, Formas de Contágio e Prevenção | Tecnoveste