Você senta para começar a trabalhar, mais aí se lembra de algo que precisa fazer ou alguém te chama… e aí, tchau foco!
Um estudo publicado na revista Science mostrou
que em quase 50% do tempo estamos desfocados, ou seja, pensando em algo diferente do que estamos fazendo. Além disso, quando não estamos focados, nos sentirmos infelizes. Mas como evitar isso? Como agir para não perder o foco? Segue algumas dicas 👇
– Cafeína – Quem nunca tomou um cafezinho para acordar antes do trabalho? Cientistas testaram o poder da cafeína e mostraram que ela deixa as pessoas mais alertas e com melhor humor. PORÉM, eles também mostraram que café demais deixa a gente ansioso, agitado e insone. Então cuidado no consumo!
– Esconda o celular – se você ficar olhando para ele do seu lado, vai se distrair rapidinho
– Use a tecnologia a seu favor – existem vários aplicativos, sites e extensões para te ajudar, basta pesquisar. Eu tenho
usado principalmente dois:
# Strict WorkFlow – é uma extensão do Google Chrome que se baseia no Método Pomodoro, onde
você intercala trabalho e intervalos curtinhos (por exemplo, 30 + 10). Essas pausas contribuem para o cérebro ficar alerta e disposto, como já provado pela ciência. Mas aproveite bem as pausas, ok? Vá ao banheiro, beba água, caminhe um pouco..
# TodoIst – é um site e/ou app, que é basicamente uma lista de tarefas. A dica é separar tudo o que você precisa fazer em ações
pequenas e simples. É excelente para mostrar o que você já fez, o que está atrasado e te ajudar no planejamento de diferentes projetos. Ele ajuda a definir as prioridades e a focar no que é mais importante ou urgente.
Mas não se esqueça:
TALVEZ você realmente precise de uma parada. Respeite seu corpo e sua mente, ok?