Quem me conhece sabe da paixão que tenho pelo estudo dos Fitoquímicos e não poderia deixar de fazer um post falando um pouco mais sobre esses compostos que detém inúmeras propriedades benéficas.
Os fitoquímicos são constituintes do metabolismo secundário de plantas, em que tais substâncias são produzidas com a finalidade de servir como mecanismo de defesa para situações hostis, contra ataques de bactérias, fungos e possíveis predadores em geral (quanto mais a situação é Inóspita, aparentemente parece que é maior o potencial dos ativos presentes) e além disso, essa característica confere a pigmentação desses alimentos (Coma pratos com várias cores presentes).
Esses compostos bioativos encontrados principalmente nos vegetais, não tem função nutricional (não geram deficiências nutricionais se não consumidos), mas apresentam efeitos terapêuticos e protetores para a saúde humana (antioxidantes, antiinflamatórios, antitumorais, imunoestimulantes, quelante de metais pesados…), exercendo na minha visão, um papel fundamental na prevenção e/ou tratamento de doenças.
A ingestão de fitoquímicos na população brasileira é Muito Baixa, os planos alimentares apresentam um teor de compostos bioativos insignificante, e apesar de não haver consenso sobre dosagens ideais ao dia, podemos pensar em estabelecer uma meta de fitoquímicos para atingir no dia a dia, em torno de 1000mg/dia advindos de fontes de fitoquímicos.
Os mecanismos de ação dos fitoquímicos estão embasados nas seguintes ações:
- Modulação da expressão gênica (atingindo alvos moleculares e gerando repercussões no metabolismo)
- Modificação da síntese dos eicosanoides
- Prevenção da agregação plaquetária/formação de placas de ateroma
- Induz enzimas de Destoxificação
- Inibição e eliminação de células cancerígenas
A partir de agora, reflita sobre o seu consumo diário de frutas, legumes e vegetais e comece a introduzir devagar cada classe desses alimentos visando benefícios sustentáveis a longo prazo.
eu organismo e sua saúde agradecem! Gratidão por ter me encantado por essa parte da Nutrição graças ao meu Mestre @lucianobrunocs que sempre me passou esses conhecimentos de forma brilhante.