As fake news são uma realidade irrefutável e prejudicam a sociedade de várias formas. Nas eleições deste ano elas podem prejudicar muita gente, enquanto os produtores desse tipo de informação ganham muito dinheiro. O Google juntou-se a agências de checagem para ajudar que, antes de compartilhar notícias, as pessoas fiquem bem informadas.
A campanha “Conheça Seu Voto” é parte dos esforços do Google para apoiar as eleições, conectando os brasileiros a fontes confiáveis como a Justiça Eleitoral, e apoiando o trabalho de instituições que contribuem para o combate à desinformação e para um ambiente com mais informação de qualidade à disposição de quem mais precisa, os eleitores.
Para que a jornada às urnas também seja informada e segura, O Google amplificou o conteúdo criado por nossos parceiros Educamídia e Projeto Comprova para ajudar na educação sobre temas importantes como, por exemplo, a checagem de informações. Outras instituições como Agência Lupa, Aos Fatos, Fato ou Fake e FactCheck.org fazem seu próprio trabalho, mas essa iniciativa da maior empresa de buscas do mundo será muito importante.
Mais do que nunca, durante o período eleitoral esse tipo de trabalho será importante, por isso o Google lançou vários recursos para ajudar os brasileiros a terem acesso a informações relevantes e de fontes confiáveis, como o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com quem temos parceria desde as eleições de 2014.
O Educamídia é a principal iniciativa de educação midiática no Brasil, apoiada desde 2019 pelo Google, e se dedica a capacitar as novas gerações a consumir informação de maneira crítica, dentro e fora das escolas. As lições do Educamídia irão ajudar os brasileiros a saber buscar, identificar e verificar informações. Esse é um conjunto de habilidades essenciais para não cair em desinformação e interagir com segurança no ambiente online.
Aqui vão algumas delas:
1) verifique se a notícia que você encontrou está atualizada,
2) leia mais que o título quando receber uma notícia,
3) verifique se as fontes das notícias são confiáveis e, por fim, 4) busque sobre a mesma notícia em mais de uma fonte.
Já o Projeto Comprova, apoiado pela Google News Initiative desde 2018, é a maior coalizão de veículos jornalísticos com foco na checagem de informações suspeitas do Brasil, atualmente com 43 organizações. É importante incentivar os brasileiros a consultarem organizações de checagem de informação quando se depararem com conteúdos suspeitos – principalmente antes de compartilhar a informação com mais pessoas.