O linkedIn é uma rede social voltada para negócios e oportunidades de trabalho. Diariamente são postadas vagas, experiências e aspectos da vida profissional dos usuários, seja conquistando uma promoção, um novo idioma, uma graduação, MBA ou afins. Importante ressaltar que a plataforma traz consigo inúmeras vantagens, inclusive ela pode ser a sua grande aliada na busca por uma oportunidade de emprego.
A plataforma foi lançada por Reid Hoffman no dia 05 de maio de 2003 e posteriormente comprado pela Microsoft em 2016. Atualmente trata-se da maior rede profissional do mundo, com aproximadamente 550 milhões de usuários em 200 países. Ela ficou muito famosa quando passou a conectar diferentes profissionais às vagas de trabalho disponíveis em grandes empresas, assim como facilitou o networking entre profissionais do mundo todo. O Brasil encontra-se em terceiro lugar no número de usuários cadastrados na plataforma, ficando atrás dos Estados Unidos e da Índia.
O que poucos sabem é que a plataforma apresenta sinais positivos de conquistas profissionais, seja o primeiro emprego ou a busca por recolocação.
Quem tem uma conta no L,inkedIn sabe que para se destacar não basta apenas ter um perfil repleto de experiências e habilidades profissionais. É preciso usar as ferramentas de forma estratégica, criando conteúdos de valor, interagindo, curtindo posts, participando de enquetes e eventos gratuitos de transmissão geral para o público interessado.
Os usuários que apenas incluem suas informações profissionais, muitas vezes se deparam com a grande quantidades de usuários que também fornecem as mesmas informações, ou seja, cria-se uma rede de concorrentes, disputando pela mesma vaga de trabalho. Todavia, o que faz a grande diferença na plataforma são as conexões.
Conectar é estabelecer uma rede de relacionamento com algum gestor estratégico, ou analista de recrutamento & seleção que poderá, além de visualizar o seu currículo, convidá-lo a fazer parte da organização. É interessante ressaltar no LinkedIn que existem contas gratuitas e contas premium, sendo essas últimas compostas por um plano de assinatura mensal que conecta a mais vagas, além de conteúdos exclusivos.
Para aqueles que buscam o primeiro emprego é importante destacar as habilidades interpessoais, e aspectos que refletem o lado comportamental. Alguns especialistas orientam a realizar testes de perfis e agregar experiências voluntárias, projetos sociais e comunitários.
Para os que buscam recolocação o melhor caminho é se tornarem expert naquilo que já sabem. Algumas orientações são válidas, como uma especialização, um MBA, intercâmbio ou mesmo um curso de curta duração que agregue conhecimento.
Por fim, cabe ressaltar aqui a importância de contemplar no perfil do LinkedIn algumas habilidades comportamentais que serão destaque para os profissionais do futuro. A primeira delas é a comunicação, atrelada à argumentação, escrita e boa oratória. É fundamental que, ao criar o seu perfil, sejam evitadas expressões informais, muito utilizadas no Facebook, Twitter e WhatsApp. Do contrário, prefira estruturar textos relevantes, destacando suas conquistas, seus resultados e o valor que aquela experiência lhe trouxe.
A segunda e não menos importante é a habilidade de lidar com a tecnologia e softwares. Os profissionais que dominarem essa habilidade certamente serão destaque pelo recrutador, que por sinal, visualiza inúmeros perfis por dia na busca do candidato ideal.
Portanto, prefira um perfil completo, com informações claras e objetivas, mas além disso, participe ativamente da sua comunidade, curtindo, interagindo e principalmente, conectando diferentes perfis que agreguem valor à sua rede social. Certamente você se destacará e quem sabe, conquistará a sua tão sonhada oportunidade de emprego por meio do LinkedIn.