O Facebook tem trabalhado para constantemente evoluir seus produtos e serviços, por isso tem melhorado a comunicação das marcas com o público e permitido, gradualmente, a abertura do API do seu serviço de mensagens para ele cada vez mais inteligente. Marcas e empresas reconhecem no poder das redes sociais um meio de atingir seu público alvo e criar uma relação em que o marketing não seja somente um meio de venda, mas uma maneira de estabelecer um relacionamento de longo prazo com as pessoas.
Os “chatbots” são realidade presente na vida de muitas empresas que pretendem otimizar rotinas de trabalho e agora é a vez das Páginas do Facebook terem acesso às primeiras iniciativas de automatização das mensagens da rede social. Nas configurações de mensagens do Facebook na sua Página, você pode definir como as pessoas podem enviar mensagem ao seu empreendimento e como ele vai reagir à interação do usuário da rede até que um profissional esteja disponível para atender o cliente.
A primeira coisa que você pode, e deve, configurar é a maneira que você irá utilizar o teclado. Utilizando a opção de a tecla “Enter” enviar as mensagens direto ao invés de simplesmente mudar de linha, vai agilizar a comunicação e deixar no formato ideal para o principal meio de uso do Facebook por parte dos usuários: o smartphone. Nos dispositivos móveis, o que se deve ter em mente na comunicação são as limitações espaciais na tela do usuário e as restrições para a transmissão de dados.
Utilizar o WhatsApp Web do mesmo jeito que se utiliza o email é um erro, porque a pessoa que está do outro lado não terá o tempo e a atenção que geralmente tem quando utiliza o email. Não se deve mandar mensagens longas, nem mandar imagens ou vídeos muitos pesados para não sobrecarregar a utilização da rede do outro lado, seja ela wifi, 3G ou 4G; sem contar com o espaço de armazenamento do dispositivo mobile, que é muito mais restrito do que quando o usuário está utilizando o computador desktop.
Uma coisa a se prestar atenção é o tempo de resposta. Isso é mostrado junto com as informações no seu negócio, perto do endereço e telefone, na Página do Facebook. Há uma conta feita automaticamente através de uma mediana traçada a partir de quanto tempo leva para algum administrador da página responder quando alguma pessoa entre em contato pelo sistema de mensagens da página. Na imagem abaixo, você pode escolher a opção que mais se adapta à sua realidade.
Note que, seu tempo de resposta ficará visível para quem visitar sua Página apenas se, cumulativamente, (a) pelo menos um administrador acessar a página uma vez por semana e (a) se responder a 90% das mensagens recebidas. Isso significa dizer que você pode escolher a opção que quiser – instantânea, em minutos, em horas, em um dia -, mas ela somente será validada se você atingir a meta dos pontos “a” e “b”. Do contrário, será feito o cálculo automático do seu tempo de resposta.
Configurando a Mensagem Automática
A primeira configuração a ser feita é definir o que deve ser enviado quando o Facebook detectar que não há nenhuma administrador da Página logado no momento. Você informará uma mensagem curta e direta dizendo como e quando você irá responder a mensagem do usuário com a devida atenção.
Uma vantagem desse meio de configuração é que você pode definir que tipo de mensagem será enviada em qual período do dia. Com um calendário de design muito intuitivo você poderá definir quando e como “sua Página” responderá ao cliente.
Configurando Respostas Instantâneas
Outra opção de configuração é definir mensagens automáticas para todo tipo de situação. Com os usuários do Facebook são muito imediatistas, você conseguirá diminuir a ansiedade do seu cliente, automaticamente deixando ele saber que você está atento à solicitação dele. O que vai acontecer é: o usuário chegará com um pedido e esperará ser atendido com prioridade; você provavelmente vai estar cuidando de outros aspectos do seu negócio; o Facebook vai automatizar essa rotina para você e o cliente se sentirá prestigiado; em um tempo menos curto do que o normal, você conseguirá buscar uma resposta para o que seu cliente quer saber e apresentar para ele antes de ela achar que está esperando por muito tempo.
Comunicando-se através do Facebook Messenger
Se a conversa do cliente for iniciada através do aplicativo de mensagens do Facebook, o Messenger, você terá opção de definir uma configuração de resposta automática diferenciada para aquela plataforma também. É importante lembrar o que o cliente ou usuário está buscando – e esperando que você responda à altura da expectativa – um tipo de interação diferente para cada um dos meios que ele escolhe para se comunicar com você e com sua marca. Tenha isso em mente na hora de produzir o conteúdo da mensagem automática e no momento de entregar a ele o que precisa.
Estamos apenas no início de uma nova era de comunicação das empresas com seus clientes e público potencial. A tecnologia poderá ajudar sua empresa a otimizar rotinas, mas o que não pode faltar no seu planejamento é o foco no elemento humano e na expectativa do cliente da sua marca de acordo com o meio que ele utiliza para se comunicar.
Conclusões acerca do relacionamento construído meio da Página do Facebook
Não há solução única para todos os tipos de negócio, mas existem determinado princípios que devem ser respeitados para que a experiência dos dois lados da equação – pessoas e empresas – seja bem sucedida. Fique atento às nuances e prepare-se para estar sempre se adaptando às novas tecnologias, para que elas funcionem a seu favor e não sejam uma fonte de ruído entre você e seus objetivos comerciais.
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