Read this in English
Agradecimentos: Esse post foi traduzido para o inglês pela Samantha. Ela dá dicas de inglês no Instagram @lets.learn.english.now com foco em provas e concursos!
O novo coronavírus ou SARS-CoV-2 é um vírus que surgiu recentemente na china e está causando uma pandemia (casos sustentados e transmissão comunitária em todos os continentes do mundo), provocando milhares de mortes e afetando a vida de todos. A doença causada por esse vírus é a COVID-19.
Formas de contágio
Contato com gotículas de secreções respiratórias: saliva, secreção de nariz. Também há relatos (de estudos) de que as fezes de pacientes infectados contêm o vírus.
Grupos de risco
Idosos (maioria das internações com quadros graves e mortes é em pessoas acima de 60 anos), presença de outras doenças como hipertensão e diabetes (doenças crônicas que afetem o sistema imunológico em geral também merecem muita atenção: lúpus, artrite reumatoide, AIDS), problemas no sistema respiratório (enfisema, bronquite e asma graves, tuberculose, DPOC*)
* Doença pulmonar obstrutiva crônica
Formas de prevenção
-Lavar as mãos, com água e bastante sabão, esfregando todas as partes (punho, dorso, entre os dedos, unhas, digitais), por cerca de 30 segundos. O sabão destrói as membranas do vírus que são formadas por tipos de gordura (lipídios). Em casa, e em locais onde tenha água e sabão disponíveis, apenas lavar as mãos com água e sabão com frequência é o suficiente;
-Evitar passar as mãos no rosto, principalmente olhos, boca e nariz;
-Tossir e espirrar cobrindo a boca com um lenço descartável ou com o braço/cotovelo. Não usar as mãos. Se estiverem sujas, você se contamina. Se estiverem limpas, você vai contaminar elas, passar a mão em outros locais, e contaminar outras pessoas;
– Superfícies (vasos, pias, etc) podem ser limpas com saponáceo, água sanitária;
-Evitar apertos de mão, abraços e beijos. O ideal é manter pelo menos um metro de distância (distância de um braço inteiro) de outras pessoas, mesmo dentro de casa;
-Manter os locais arejados;
-Evitar aglomerações em locais de trabalho, na rua, ou estabelecimentos comerciais;
-Ficar em casa e trabalhar de casa sempre que possível. Evitar ao máximo circular nas ruas. Sair só pra comprar coisas essenciais (farmácia e mercado) ou caso você trabalhe em serviços essenciais que não podem ser paralisados. Ao voltar pra casa, lave bem as mão e o rosto (ou tome banho), troque de roupa, coloque a roupa suja pra lavar;
– Limpem seus celulares: o ideal é que todos limpem seus celulares pelo menos uma vez ao dia. Entretanto, essa medida é ainda mais importante pra quem ainda trabalha na rua nesses tempos de quarentena. Nós passamos o dia mexendo no celular e ele é uma fonte de contaminação constante.
O que fazer se tiver sintomas
Se você tiver sintomas de gripe, resfriado ou os sintomas específicos de COVID-19 leve (febre e tosse), você deve ficar em casa e aguardar. Pessoas com casos leves não devem procurar os serviços de saúde. Se você estiver com covid-19, vai acabar infectando outras pessoas sem necessidade. Se não estiver, vai acabar se infectando nas emergências lotadas.
Pessoas com sintomas de COVID-19 devem fazer isolamento em casa. Sempre que possível, devem ficar em quarto isolado, arejado, com a porta fechada. As maçanetas do quart devem ser limpas (desinfetadas) com frequência. Sempre que a pessoa usar o banheiro, deve-se desinfetar a pia e o vaso. Em caso de febre, é recomendado usar paracetamol ou dipirona. E evitar o uso de antinflamatórios como ibuprofeno (e outros) e corticoides.
Casos graves, febre que não cede e dificuldade de respirar, devem procurar as emergências (pública ou provada). Nos serviços de saúde, os profissionais vão avaliar quando há necessidade de internação.
As pessoas com sintomas, quando precisarem sair de casa ou entrar em contato com outros, devem usar máscara cirúrgica (imagem abaixo) sempre que possível. Essas máscaras impedem a passagem das gotículas contaminadas dos pacientes.
Já os profissionais de saúde que estiverem em contato direto com pacientes infectados devem utilizar máscaras do tipo respirador N95. Essas máscaras têm menor espaço entre as tramas do tecido, além de se encaixarem melhor ao rosto.
Por que a quarentena de todo mundo é importante
Porque o vírus se espalha muito rapidamente. Além disso, por ser um vírus novo, ninguém tem imunidade ainda. Então muitas pessoas vão se contaminar e, mesmo que nem todas fiquem doentes ou em estado grave, o número de leitos necessários em CTI/UTI pra atender todo mundo que precisar vai ser muito alto. Mais alto do que o que o país tem disponível.
Se isso acontecer, o número de vítimas fatais da doença vai ser maior (proporcionalmente) do que na China. Porque nem todo mundo que precisar de CTI/UTI vai conseguir uma vaga.
É claro que o governo está tentando se preparar. Novos leitos em CTI/UTI estão sendo construídos. Mas a população tem que fazer a sua parte. Parar o país e fazer quarentena é a diferença entre ter alguns milhares ou chegar a ter milhões de mortos.
Alguns textos pra saber mais sobre coronavírus
Coronavírus – resumão do que sabemos até agora. Seja a mudança – como manter a calma e controlar a ansiedade em tempos de pandemia. Como saber se estou com coronavírus? Clubes de ciência: uma alternativa para o ensino durante o isolamento social.
Links importantes e confiáveis
http://www.uff.br/coronavirus
https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019
https://saude.gov.br/
https://coronavirus.saude.gov.br/
* *Valorizem os profissionais de saúde!!!!! Eles estão na linha de frente, se expondo e trabalhando pela saúde de todos. Eles estão saindo nas ruas vazias enquanto todos estão de quarentena. Enfrentando estresse crescente e dificuldades até mesmo para ir e vir, e chegar nos seus locais de trabalho.
Nós estamos aqui por vocês. Fiquem em casa por nós!!!
Um Comentário
Pingback: SnapTalks 2.0: A escrita que nos move | Tecnoveste