Em breve, os brasileiros poderão contratar serviços de telefonia móvel dos Correios. A empresa atuará como operadora virtual, ou seja, utilizará a infraestrutura e a frequência de operadoras tradicionais para comercializar planos de celular, mas sob a marca “Correios”. Neste momento, a estatal está na fase de recebimento de propostas (até 17 de março) das empresas interessadas em participar dessa iniciativa.
Foi publicado nesta quinta-feira (8) no Diário Oficial da União, pelo ministro Paulo Bernardo, a Portaria nº 416 autoriza que os Correios busque parceiro disposto a alugar sua rede para a sua plataforma. Os correios poderão explorar o serviço de MVNO “mediante a constituição de subsidiárias ou a aquisição de controle ou de participação acionária em sociedades empresariais já estabelecidas”.
O que é MVNO? O Mobile Virtual Network Operator (MVNO) ou Operador móvel virtual é um operador de celular que:
- Não possui rede própria nem frequências.
- Utiliza a rede de outras operadoras
- Compra no atacado (minutos, SMS, dados,…)
- Paga um preço com desconto em relação ao preço médio do varejo ou tem participação na receita.
O MVNO de sucesso tem:
- Foco em segmento do mercado mal servido
- Proposta de valor única para este segmento (superserviço)
- Acesso a canais de distribuição não tradicionais
- Menor custo de aquisição
- Baixo custo operacional
Exemplos de segmento de mercado: grupos étnicos, corporativo, jovens e estudantes de universidades.
Notícia veiculada no site dos correios:
http:
//www.correios.com.br/para-voce/noticias/correios-retoma-contratacao-para-oferta-de-telefonia-movel
O projeto usará as cerca de 12 mil agências espalhadas por todo o Brasil para levar serviços de telefonia a milhares de usuários.
Esta ação dos Correios está fundamentada na Lei 12.490/11, que restrutura os Correios e que permitiu a diversificação das atividades da estatal e a modernização de seus serviços. Outros países já adotam a modalidade com sucesso, como: Portugal, França, Alemanha e Itália, entre outros.
Ainda em definição qual operadora “alugará” sua infraestrutura para a operação do novo negócio. A única informação é a de que os Correios já conversaram com multinacionais, que dominam as operadoras de telefonia no mundo, colocando na mira TIM, Vivo e Claro.
Basta esperarmos o que vai acontecer, pois as operadoras brasileiras sofrem de muitas reclamações de seus usuários.
E você, nosso leitor, a nova operadora vai resultar em algo positivo?
Um Comentário
Pingback: Nova operadora de telefonia dos Correios promete aumentar a competição e baixar os preços do mercado - TecnoVeste
Elson Costa
Bom dia, tomara que os Correios tenha sucesso na sua empreotada na MVNO,pois, eu mesmo serei o promeiro a aderir, estou cansando de ser explorado por estas operadoras atuais…