Victor Castello Branco e André Biselli criaram a Courrieros em 2012, que começou como alternativa de entrega de documentos e delivery de comida. De lá pra cá o empreendimento ganhou diversos prêmios relacionados a impacto social e sustentabilidade como o Best For the World da BCorp, e o Prêmio Eco-challenge do Tic Americas.
Courri é uma startup de logística urbana que utiliza bicicletas e outros meios de transporte sustentáveis para o transporte de mercadorias e produtos. Como é padrão no setor, você faz a demanda e paga pelo aplicativo, além de acompanhar online o courrier durante o processo de retirada e entrega da sua encomenda.
Serviços de e-commerce, como Netshoes – desde 2014 -, têm parceria com a startup para que não precisem se preocupar com o processo de entrega e diminuam sua pegada ecológica, já que o combustível que alimenta o courrier não é poluente.
Os courriers realizam 1 entrega a cada 20 minutos, cada um cobrindo um raio de até 3 km, para manter o serviço ágil e evitar que eles se percam. Atualmente há um limite de cidades onde o Courri está disponível e, mesmo em cidades atendidas, nem todos os CEP são elegíveis para entrega, mas a expectativa que é no futuro cada vez mais pessoas estejam cadastradas.
Courri é um bom negócio para que já é ciclista e busca fazer uma graninha a mais e para quem tem um restaurante ou loja que precisa fazer uma entrega. Empresas como Google, Catraca Livre, Escritório Mattos Filhos, Nespresso e Netshoes já utilizam o serviço e o API de integração para rastreamento das entregas.
Confira nossa entrevista com o pessoal da Courri:
1. Qual é a dor do mercado que a Courri ataca?
Somos a melhor solução de last-mile para grandes e-commerces e transportadoras. Pense você que um carro, com duas pessoas e um consumo constante de gasolina tem a mesma eficiência em 12 horas de trabalho que um ciclista possui em 7 horas de trabalho. Portanto essa [e a dor que solucionamos, do frete no varejo eletrônico – resolvemos o problema do alto custo e margem baixa para as transportadoras em centros/capitas densas cujas vias estão entupidas. E de quebra não poluímos.
2. Por que usar Courri e não os seus concorrentes?
Acredito que hoje nenhum dos nossos concorrentes foca em ser eficiente para a transportadora. Nichamos bastante o nosso mercado e por conta disso nos encontramos quase que sozinhos/ nosso cliente acaba sendo a transportadora em si, que pluga em nosso sistema e despeja carga em um cd urbano da Courri.
3. Quais são os planos para 2019 (lançamentos, updates, novos serviços)?
Plano para
2019 é captar uma nova rodada de investimento, expandir em pelo ou menos mais 10 bases em SP (próprias ou franquias) e fincar bandeiras em capitais estratégicas. Quanto a novas modalidades pretendemos incluir mais veículos elétricos em nossa frota para aumentar a capacidade de carga mas sem comprometer a eficiência e sustentabilidade da marca.
4. Que recado vocês deixariam aos empreendedores que estão pensando em começar sua startup em 2019?
Empreender é difícil em qualquer lugar do mundo, é solitário, a culpa é sempre sua e só sua, é porrada atras de porrada – independente de ser brasil. Mas, se você resolve um problema de verdade, tem tezão pelo o que faz e energia pra aguentar a maratona então vai pra cima que é uma aventura inesquecível, enriquecedora e uma escola sem igual. O brasil precisa de você, tem gente pra caramba sem emprego em busca de um líder como você que mostre o caminho. Guarda o business plan e começa a vender, comece hoje.