Assim como o foodtruck, o escritório compartilhado – ou espaço de coworking – é um conceito a utilizado no mercado brasileiro há muito tempo, mas que após sua popularização nos anos recentes recebeu um novo significado. O Coworking é uma forma de trabalho em que profissionais de diversas áreas compartilham o espaço físico, dividindo os custos e individualizando as atividades, para que não somente consigam conduzir seus negócios de maneira menos errática como também para que estejam cercados de profissionais com os quais possam contar para executar serviços por demanda.
Geralmente um espaço de coworking envolve uma empresa que presta serviço de escritório virtual – atendendo o telefone e recebendo correspondências, por exemplo – e de mentoria na gestão e no planejamento das empresas que ali se abrigam. Populado de freelancers e profissionais liberais em início ou em transição de carreira, o coworking acaba se tornando uma maneira de evitar o isolamente, de propiciar a sinergia entre os profissionais do local e o crescimento de uma comunidade.
Como explicitado aqui no Tecno Veste por Paulo Edson:
“O coworking é o local ideal para quem precisa ter acesso à estrutura física de uma grande corporação, à comodidade de um escritório em casa e a motivação de uma startup.”
José de Souza Martins, sociólogo e professor emérito da Faculdade de Filosofia da USP, afirma o seguinte:
“Seja em uma situação de pequenos grupos ou de multidões, percebe-se que as ações individuais assumem uma nova forma quando coordenadas coletivamente”
Conheça alguns dos Espaços de Coworking mais interessantes do mundo:
São Paulo
Rio de Janeiro
Brasília
Belo Horizonte
Buenos Aires
Montevidéu
New York
Silicon Valley
Na hora de escolher o melhor espaço de coworking para você, além de pensar na localização, leve em consideração exatamente quais são as comodidades que você vai precisar contratar nos primeiros meses do seu negócio. Consultoria e planejamento estratégico são itens que são sempre bem vindos ao cardápio desburocratizado oferecido pelos administradores desses espaços.
Tem espaço de coworking na sua cidade? Qual é o diferencial dele? O que gostaria que ele tivesse.
Compartilhe seus comentários conosco!
Um Comentário
Pingback: Empreendedorismo na prática com Marcos Cunha no Espaço Multiplicidade de Coworking | Tecnoveste
Pingback: Google I/O Extended Brasília 2015, um esforço coletivo para o bem o ecossistema empreendedor | Tecnoveste