Muitos candidatos têm dificuldades no momento de elaborar um currículo. E por quê? Nunca se sabe, ao certo, a impressão que o recrutador terá ao lê-lo, ou, se todas as informações foram mencionadas, afinal de contas, aquela ideia de que, um bom currículo tem que ser o mais enxuto possível, talvez não faça tanto sentido quando já é possível elaborar um currículo em vídeo. Entenda.
Nos Estados Unidos, o currículo em vídeo já é uma tendência entre os profissionais que almejam uma oportunidade de trabalho. De acordo com alguns profissionais de Recursos Humanos, responsáveis pelo Recrutamento e Seleção de uma empresa, o currículo em vídeo permite ao candidato explorar o lado comportamental, a fluência em outro idioma, a simpatia e as habilidades de oratória e linguagem corporal. Além disso, é possível identificar empatia e o interesse na vaga em questão.
A ideia é ótima, pois a tecnologia se faz presente nas organizações e é preciso inovar sempre. Ademais, diante do cenário de isolamento social e pensando no seu bem estar e do gestor da vaga, a apresentação por meio de vídeo permite explorar as habilidades do candidato sem a necessidade de sair de casa e perder algumas horas valiosas no dia a dia. Existe, ainda, um benefício importante: o fato de que o recrutador poderá assistir o seu vídeo currículo novamente. Sabemos que, em um processo de seleção, vários candidatos se apresentam e alguns detalhes a mais podem passar desapercebidos, bem como o fato de que o recrutador poderá se esquecer de um detalhe relevante em seu currículo empilhado em meio a vários outros.
Essa forma de apresentação é democrática e permite que todos tenham a oportunidade de se apresentarem, pois, ao contrário do que muitos pensam, não existe pré-requisitos para utilizá-lo. No LinkedIn, por exemplo, já se fala em métodos inovadores de apresentação, destacando o currículo em vídeo.
Você não vê um ator com suas falas nas mãos enquanto grava um filme, novela ou quando se apresenta ao público, correto? Então siga a mesma lógica em relação aos currículos em vídeo. A naturalidade e a fluência contam pontos a seu favor, uma vez que reflete a sua vida profissional e acadêmica. E quem é mais experiente para falar de nós mesmos, senão nós mesmos, não é verdade ?
Portanto, algumas dicas importantes no momento de gravar um currículo em vídeo são: Seja natural e utilize bem as palavras. Inicialmente se apresente e informe seu perfil profissional, logo em seguida mencione sua formação acadêmica e suas experiências profissionais. Imagine uma estrutura de um currículo em sua frente e siga esse passo a passo. Preocupe-se com os aspectos técnicos (ambiente, iluminação, ruídos). Não adianta falar super bem se a iluminação não favorece o seu rosto, ou se o ambiente sonoro não lhe permite falar com clareza. Por fim, uma dica muito importante e que deve ser pensada, diz respeito ao perfil da empresa. Sabemos que ainda existem empresas tradicionais que preferem o currículo de papel. Em assim sendo, observe como a gestão de recursos humanos da empresa se comporta diante disso. Apenas envie seu currículo em vídeo se ela assim o solicitar, caso contrário, recomenda-se a utilização do formato em papel.
Este formato de apresentação pessoal é bastante inovador e a sua tendência é ser replicado em várias empresas que acompanham os avanços da tecnologia. Por isso, é importante se familiarizar com o seu formato e ir se aperfeiçoando ao longo do tempo. Cuide de seu marketing pessoal e aposte em um currículo em vídeo.