Aqueles que possuem smartphone Android com a versão Lollipop já esao familiarizados com o Smart Lock, que permite, que se algumas condições forem satisfeitas, o usuário não precisar digitar a senha de desbloqueio de tela – uma “Aparelho de Confiança” conectado via bluetooh naquele momento ou um “Rosto de Confiança”, para os aparelhos capazes de fazer reconhecimento facial. A última novidade é a “Voz de Confiança”, em que o usuário pode desbloquear o aparelho com um simples comando de voz: Ok Google – ver a história do Ok Glass.
A evolução dos celulares e das tecnologias vestíveis, está intrinsecamente ligada à liberdade de o usuário fazer inputs no aparelho da maneira que lhe for mais conveniente e o Google tem cada vez mais integrado comando de voz aos seus aparelhos. O smartphone Nexus 6, por exemplo, tem o reconhecimento de voz sempre ativo, sem a necessidade de o usuário apertar nenhum botão. A ideia é que o celular reconheça o seu tom de voz e ritmo de fala e responda aos seus comandos “bypassando” a tela de desbloqueio.
O Google avisa, no entanto, que o reconhecimento de voz não é perfeito e pode ser desbloqueado por alguém tentando imitar sua voz ou que tenha uma gravação dela.
No Android 5.0 já era possível utilizar os “Lugares de Confiança” para desbloquear seu smartphone sem precisar passar pela tela de bloqueio, mas nada até o momento é tão seguro quanto a velha e boa senha com letras, números e caracteres.