Mirror API: API Espelho é o API disponível na nuvem para que não seja necessário executar o aplicativo diretamente no aparelho.
SDK: o Kit de Desenvolvimento de Software é composto das ferramentas e arquivos utilizadas para programar para um o sistema operacional.
GDK: o Kit de Desenvolvimento para Google Glass é o SDK baseado em Adroid e especificamente criado para o Google Glass.
APK: o Arquivo-Pacote da Aplicação define o arquivo utilizado para distribuir e instalar o aplicativo através de diversos aparelhos que utilizam Android e Blackberry 10.
O Google Glass é mais que um produto de tecnologia vestível, é uma plataforma através da qual se pretende fazer que a diferença entre o mundo online e offline desapareça, para que o usuário possa ser mais produtivo e atento ao momento presente. Deve-se pensar de maneira diferente (ver artigo de design) para que crie-se uma experiência no Glass e não apenas uma transposição da aplicação de um dispositivo para o outro.
Essa plataforma foi construída em cima do SDK do Android, para que as funcionalidades já existentes naquele ambiente também funcionem no Glass e para que seja possível programar em ambiente com o qual já se está familiarizado e se tem uma vasta gama de subsídios. Pode-se utilizar as ferramentas de desenvolvimento para Android já existentes e as Glasswares são entregues como pacotes-padrão do Android (APK).
Para desenvolvermos aplicativos para o Glass, Glassware, você tem duas opções, que podem ser utilizadas em conjunto ou separadamente. Para escolher a melhor opção, é necessário saber o que cada uma delas pode fazer pelo usuário e o intuito da sua Glassware.
Mirror API
O API Espelho é representativo do estado de transferência (RESTful) permite que Glasswares sejam construídas mais facilmente, pois permite que se utilize a linguagem de sua escolha (PHP, Ruby, Go, .NEt, Python) e que se chame APIs da nuvem, que farão a maior parte do trabalho, não sobrecarregando, assim, o aparelho físico. De maneira geral, deve-se utilizar o Mirror API quando independencia de plataforma e infraesturura comum efuncionalidades embutidas (Built-in functionality) são requisitos básicos.
A Glassware da CNN, por exemplo, envia notificações das principais publicações do canal de notícias de acordo com as preferências definidas pelo usuário como assuntos, quantidade de notificações por dia e horário de recebimento. Apesar de o usuário poder ler e ouvir as notícias no seu aparelho, não é necessário que esse aplicativo utilize os sensores do Glass – ver publicação sobre cartões estáticos e dinâmicos.
GDK
O Kit de Desenvolvimento para o Glass é uma extensão para o Android SDK que possibilita a criação de Glassware que seja executada diretamente o aparelho. De maneira geral, deve-se utilizar o GDK quando se precisa de interação em tempo real com o usuário, funcionalidades quando o Glass não estiver conectado com a internet e acesso ao hardware.
A Glassware LynxFit, por exemplo, ensina como fazer exercício e, por meio dos seus sensores, monitora a execução dos programas de treinamento criados. Para isso, necessita utilizar o giroscópio e o acelerómetro, utilizando o poder de processamento do aparelho, para dar retorno em tempo real ao usuário (ver publicação sobre cartões imersinos).
O que utilizar
Ao utilizar esss suas formas de programação em conjunto, desenha-se uma experiência mais com a cara do Glass e aumenta-se a vasta lista de possibilidades por meio dos APIs do Android. Glassware construída com o Mirror API pode evocar Glassware que utiliza GDK através de um item de menu e pode-se utilizar esse modelo híbrido para se alavancar as propriedades web existentes que tem a capacidade de criar experiências mais vigorosas que são executadas diretamente no Glass.
Um Comentário
Michael Cristiano
Muito bem colocado. Gostaria de mais informações sobre este assunto?