Nunca se falou tanto sobre inteligência financeira como agora. Diversos gurus da área econômica apontam a inteligência financeira como a habilidade de se planejar, poupar e gerir recursos. O que de fato se busca é desenvolver e instigar nas pessoas a capacidade de estudar e aprender a economizar dinheiro. Economizar não é apenas não gastar dinheiro, mas saber usá-lo com consciência e aprender técnicas de investimentos e planejamento.
Sabe-se que a economia do país não é uma das melhores do mundo, o que significa dizer que, quem está na base dessa pirâmide social (crianças e adolescentes), tendem a gastar compulsivamente e a não se planejarem financeiramente. Por duas razões: A primeira refere-se ao fato de que as escolas não ensinam inteligência financeira e nem instigam nas crianças tal habilidade. Isso porque existe um interesse muito maior em não educá-las no sentido de se tornarem adultos compulsivos e que não possuem um bom planejamento financeiro. A segunda razão é a de que historicamente os seres humanos não nasceram para poupar. O que se ganha é o que se deve gastar. Isso está correto? A resposta é NÃO.
A inteligência financeira, quando lapidada já na infância formará cidadãos estáveis economicamente, investidores e com total controle e autonomia sobre suas finanças e isso melhorará a economia do país, já que ela se reformulará no sentido de atender a melhor oferta e demanda. Em outras palavras, quem é inteligente financeiramente terá menos chances de se endividar e de possuir inscrições em órgãos de proteção ao crédito.
No entanto, desenvolver inteligência financeira nas escolas ainda é um desafio para muitos. Por isso, alguns programas e iniciativas podem contribuir para introduzir o assunto nas crianças e adolescentes. O Sicoob União Centro-Oeste, por exemplo, recentemente introduziu o curso de Educação Financeira com Inteligência Emocional para ajudar aqueles jovens que buscam alcançar a independência financeira, sem contudo prejudicar suas emoções e sentimentos. Além disso, outros sites como a Fundação Bradesco, vídeos no Youtube,etc, possuem conteúdos gratuitos sobre como cuidar melhor do seu dinheiro. A inteligência financeira ainda se encontra distante de algumas realidades, mas está cada vez mais próxima de revolucionar uma sociedade e uma geração, conscientes de que o dinheiro não é apenas uma recompensa do trabalho, mas um forma de transformar e modificar a realidade de muitas famílias.