{Chakra Amarelo – referente a determinação, aos pensamentos e a transformação}: Mamão orgânico + Laranja orgânica + Banana + Melão + Hortelã fresco + Linhaça hidratada + Água de Coco ⚡☀
No mundo moderno, existem inúmeras influências negativas atuando diretamente ou indiretamente sobre nossa saúde. Normalmente, não percebemos que essas fontes intoxicantes do nosso corpo-mente-espírito geram uma série de desequilíbrios orgânicos e fisiológicos. Um destes desequilíbrios são as deficiências nutricionais, advindas de uma alimentação e estilo de vida tóxico e antinatural.
A deficiência nutricional frequentemente é múltipla e complexa, exigindo de nós profissionais de saúde uma grande responsabilidade em observar, investigar e analisar a etiologia central/verdadeira causa do problema em questão.
Temos infinitas possibilidades causais das deficiências nutricionais, e devemos nos atentar quanto a importância de uma anamnese holística e um rastreamento metabólico e comportamental (BEM FEITOS) para que possamos ter dados suficientes e entender quem é esse paciente que confiou sua saúde sob nossa responsabilidade.
A poluição ambiental, alimentação artificial e dieta rica em antinutrientes com certeza não poderiam ficar fora dessa lista de possíveis causas para tais deficiências.
Podemos pensar também em efeitos colaterais de algum medicamento, presença de infecção crônica e lógico, como está a microbiota intestinal desse indivíduo (disbiose? Má absorção? Déficit de enzimas digestivas?).
Não menos importante que os demais, o stress físico e psicológico pode sim depletar algumas reservas de nutrientes, principalmente de micronutrientes (proporções e especificidade de depleção são variadas).
Diante do exposto, destaco que a ênfase do plano alimentar deve estar pautada na ciência aliada a prática, numa abordagem integrativa quanto análise do paciente, mas sobretudo, de nada adianta um plano alimentar eficiente e suplementação personalizada, se não enxergamos e atuamos pontualmente na real causa de todo e qualquer desequilíbrio.