Nessa semana alguns estados Brasileiros (Maranhão, Pará e Ceará) e algumas cidades do Rio de Janeiro declararam lockdown para evitar um colapso no sistema de saúde. Outros estados e cidades também estudam a medida caso o número de infectados pela COVID-19, a doença causada pelo novo coronavírus continue aumentando. Mas você sabe qual a diferença entre o lockdown, a quarentena, o distanciamento social e o isolamento para controlar a disseminação do vírus?
Vamos do mais simples para o mais complexo;
- Isolamento é uma medida não-obrigatória para separar as pessoas doentes das saudáveis. Ela deve ser tomada quando alguém é testado positivo ou apresenta sintomas, com o objetivo de reduzir a transmissão para pessoas saudáveis. Essa medida tem duração de aproximadamente 14 dias e o isolamento pode ocorrer no hospital ou até mesmo na casa do paciente, que deve ficar isolado em seu próprio quarto e pouquíssimo contato com os outros moradores da casa.
- Distanciamento social é quando um grupo de pessoas diminui suas interações para diminuir a velocidade da transmissão do vírus. Ele é indicado especialmente em casos de doenças com pessoas assintomáticas, ou seja, que não apresentam os sintomas da doença (como acontece com a maioria dos infectados com a COVID-19).
- Quarentena é uma medida obrigatória, estabelecida pelas Secretarias de Saúde e é restritiva. O objetivo da quarentena é promover o distanciamento social de maneira ampla e envolve principalmente o fechamento de escolas e locais públicos, cancelamento de eventos e pessoas trabalhando de casa, reduzindo assim a aglomeração de pessoas. O principal objetivo aqui é ganhar tempo – assim os governantes conseguem se preparar para a doença, aumentando a quantidade de respiradores, leitos e profissionais da saúde.
- Lockdown é uma medida obrigatória estabelecida pelo governo e envolve o fechamento de fronteiras e distanciamento social extremo, com pessoas se movendo apenas para compras essenciais (alimentos e remédios) e ida a hospitais. Furar o lockdown é um desrespeito a lei, e pode envolver pagamento de multas ou até mesmo prisão.
Em todas essas situações, profissionais de serviços essenciais como profissionais da saúde e de supermercados continuam trabalhando, porém respeitando as recomendações de prevenção à doença, como uso de máscaras e álcool gel.
A melhor maneira de evitar medidas extremas como o lockdown, é ficando em casa. Se você puder, evite sair. Mas se for necessário, não se esqueça de usar máscara, manter as mãos limpas com álcool gel e evitar proximidade com outras pessoas.