- Ajudar as pessoas
Quando você fala sobre ciência para as pessoas (aquelas que não trabalham com ciência/pesquisa) você está ajudando essas pessoas. Sim porque essas pessoas têm muitas dúvidas em relação à saúde, tecnologia, segurança dos produtos que elas usam no dia a dia (medicamentos, cosméticos, alimentos).
No caso dos jovens, muitos também têm dúvidas, por exemplo, sobre qual carreira seguir, o que fazer na faculdade. Mais informação sobre ciência, tecnologia, rotina de um cientista, entre outros temas, pode ser muito útil na hora da escolha.
- Aumentar o nível de consciência dos Brasileiros nos temas de ciência e tecnologia
Os brasileiros, em sua maioria, sabem muito pouco sobre ciência e tecnologia. É claro que a divulgação científica não vai fazer com que todos sejam apaixonados (como eu e você) por ciência. Isso depende de história de vida, gosto pessoal, etc. Mas falar sobre ciência para as pessoas faz com elas consigam identificar a importância dos avanços científicos pra humanidade, enxerguem a presença da ciência e tecnologia na vida delas, e valorizem o trabalho dos cientistas/pesquisadores.
- Aumento da cobrança das agências de fomento por divulgação científica
Cada dia mais existe uma cobrança maior em cima dos pesquisadores para fazer divulgação científica e comunicar seus resultados para a comunidade não científica. Já existem editais que cobram essas ações e também editais que liberam verbas específicas pra atividades de Divulgação Científica. E esse movimento deve seguir nessa direção pelos próximos anos.
- Networking
Quando você começa a se envolver em atividades de divulgação científica, sejam elas online ou offline, você conhece novas pessoas da sua área e também de outras áreas de pesquisa. Desse networking surgem amizades e também colaborações profissionais. Quem trabalha com ciência sabe que colaboração abre muitas portas. Além disso, a convivência e o diálogo com pessoas de outras áreas de pesquisa pode abrir a nossa mente e nos levar a ideias e projetos cada vez mais inovadores.
- Você adquire habilidades
Quando você faz divulgação científica você adquire diversas habilidades que serão úteis na sua vida acadêmica/profissional e que irão te diferenciar. Eu, por exemplo, ao me dedicar a falar sobre ciência no “O que a cientista disse?” desenvolvi várias habilidades como uso de conceitos de design gráfico em artes e apresentações, oratória, escrita (não científica), edição de vídeos, etc.
Quer aprender mais sobre divulgação científica?
Veja abaixo o meu curso “Fale sobre ciência”