Fundada em fevereiro de 2013, a CTRL.ME é uma empresa privada criada por Simon Saito Nielsen, que com um pouco mais de 50 mil dólares de Seed Investment conseguiu atingir notoriedade no universo da Robótica. Comprada pela Snap Inc. em maio de 2017, a empresa não foi criada para conceber seus próprios drones, mas era especializada em customização e adaptação de veículos aéreos não tripulados de terceiros com câmeras filmadoras profissionais.
Além de ter uma equipe técnica de alto conhecimento técnico, a empresa trabalhava com outras áreas da robótica. Com o acquahire promovido pela empresa detentora da rede social Snapchat e dos Spectacles, espera-se que passe a criar tecnologia proprietária para seus primeiro produto do mercado e, tendo em vista que o público alvo da Snap é jovem, fará produtos de baixo custo.
A capacidade do Karma da GoPro ou o preço baixo do Spark da DJI serão difíceis de serem batidos, além disso a velocidade de prototipagem e de produção das empresas que estão nesse mercado, sem contar com know-how adquirido ao longo dos anos para manufatura de produtos na China, deixam os concorrente em uma posição de extrema vantagem com relação à Snap Inc.
Espera-se que o Drone do Snapchat funcione a partir de um novo aplicativo criado pela empresa, mas que consiga sincronizar as mídias que criará com sua conta principal do Snapchat &# 8211; assim como os Spectacles já fazem. As vendas serão feitas de maneira limitada pelos primeiros 2 meses e, nos 4 meses seguintes, em pop up shops dos Estados Unidos, sendo abertas para o público geral pelo site do Snap já no terceiro mês depois do lançamento.
O desafio não é só entregar um hardware que seja seguro para ser operado por adolescentes, mas produzir soluções de software que se integrem à plataforma criada no Snapchat e nos Spectacles. Uma segunda geração de óculos de realidade aumentada é esperada para 2017, mas um drone da Snap realmente competitivo pode demorar pelo menos 18 meses para chegar às prateleiras das lojas de eletrônicos.