Comércio eletrônico ou e-commerce é um tipo de transação comercial em que a compra é feita através da internet e a entrega do produto é feita pelos Correios. O alcance da web e das redes sociais permitiu que marcas e empresas alcançassem seu público além das localidades onde tem suas bases instalados, tendo no e-commerce uma maneira efetiva de minimizar a lacuna entre a entrega do seu produto e o cliente que o demanda.
Existem basicamente 4 tipos de e-commerce o B2B (Business-To-Business), o B2C (Business-To-Consumer), B2G (Business-To-Government) e C2G (Consumer-To-Government). A criação de uma loja online pelas empresas não apenas como uma tendência comercial, mas uma área de negócio alternativa explorando e adicional, que incrementa as cifras transacionadas e dribla os métodos tradicionais.
Os principais fatores do comércio eletrônico são força da mara, segurança do sistema de compra, criptografia dos dados, flutuação do câmbio entre as moedas de pagamento e de recebimento etc. O Brasil figura entre os 10 maiores países com potencial de vendas pela internet, na lista em que EUA, China, Europa lideram.
Espera-se que, em 2015, as vendas mundiais online aumentar 15% em relação a 2014, atingindo USD $ 18,8 bilhões, no atacado, e USD $ 460 bilhões, no varejo. Um crescimento relativo bom se comparado a outros setores do mercado, mas relativamente pequeno se comparado com os crescimentos apresentados antes de 2013. Cerca de 18% das vendas feitas são de produtos de moda e acessórios; por volta de 16% de produtos de saúde e beleza; 13% de computadores, smartphones e outros produtos eletrônicos.
Mais de metade dos internautas de baixa e média renda costumam conferir os produtos online antes de comprar em lojas físicas e vice-versa. Isso ocorre porque, no primeiro caso, querem saber se o preço que pagarão na loja física está relativamente barato e, no segundo caso, por falta de segurança que a loja virtual entregará seu produto da forma e nas condições estabelecidas no site.
Questões de segurança, são um dos maiores entraves para o crescimento do e-commerce no Brasil. Sites como o PagSeguro e Paypal, surgiram para Sevitar fraudes e aumentar a rapidez das transações, pois têm métodos tecnológicos seguros e meios de coibir fraudes. Estima-se que, em 2015, existam mais de 50 mil lojas virtuais ativas no Brasil.
O segredo para uma compra de sucesso é buscar por referências e histórico da loja virtual, além de fazer um background check na empresa por trás da loja virtual. Vale a pena também para uma olhada no Reclame Aqui e o Procon por referências.
Se você já está se preparando para as compras de final de ano e ainda precisa de um dica, eu sugiro a Loja do Tecno Veste que será lançada esta semana. Começaremos de uma maneira modesta, mas pretendemos incluir livros inéditos e produtos tecnológicos interessantes para você. Visite: