TikTok pode ter sido o aplicativo mais baixado e com maior gasto de usuários dos últimos anos, mas a situação de real utilização do aplicativo não condiz com as tendências que se desenharam nos últimos meses. Os dados mostram que o Facebook manteve sua posição número um em usuários mensais ativos, seguido por outros aplicativos da Meta (WhatsApp, Instagram e Messenger) – todos à frente do TikTok. Os informações públicas mais recentes indicam que o crescimento do TikTok começou a desacelerar, levantando dúvida se a culpa é da aventura que fizeram no comércio eletrônico com a TikTok Shop.
A TikTok Shop é a parte do app em que ocorre a venda de produtos diretamente no TikTok por meio de vídeos in-feed, LIVEs e pela guia Vitrine. Com ela, é possível descobrir produtos, visualizar detalhes do produto, finalizar compras e realizar atividades após o pagamento através do próprio aplicativo do TikTok. De acordo com dados da empresa de inteligência de mercado Sensor Tower, embora o crescimento do TikTok permaneça positivo, ele está desacelerando. Em 2022, os usuários mensais ativos do TikTok cresceram em média 12% ao ano por trimestre, mas esse número caiu para 3% ao ano por trimestre em 2023.
Após o lançamento do TikTok Shop nos EUA em novembro de 2022, várias marcas aderiram à tendência – incluindo PacSun, Revolve, Willow Boutique, KimChi Chic. Embora a Shop não tenha sido “oficialmente” lançado nos EUA até setembro de 2023, ele foi apenas um dos vários esforços para traduzir a influência dos vídeos do TikTok — essencialmente todo o meme “TikTok me fez comprar isso” — em vendas reais.
No meio do ano passado, o TikTok experimentou no Reino Unido uma seção de compras no aplicativo chamada “Trendy Beat“, que oferecia produtos vendidos pela ByteDance, empresa controladora do TikTok. O TikTok também oferece um programa de afiliados que permite que criadores ganhem comissões com produtos, como informaram a AP e outros.
Mas a adoção da plataforma de compras pelos vendedores começou a gerar reclamações, como notou o Business Insider em novembro, com alguns lamentando que o TikTok Shop estava transformando o aplicativo em um “deserto cheio de anúncios” e um espaço “distópico”. Em outros lugares da web, usuários do Reddit debatem se o TikTok Shop “arruinou” o aplicativo, agora cheio de pessoas fazendo dropshipping.
Os usuários do app começaram a ficar incomodados com anúncios aparecendo em quase todo outro vídeo para tentar fazer determinado produto viralizar e ganhar muitas comissões. Por outro lado, há os que acharam ótimo que haja uma nova forma de os criadores de conteúdo ganharem dinheiro. Enquanto os usuários do TikTok se adaptam à transformação de sua rede social favorita em um shopping online, o aplicativo do TikTok Shop Seller, que alimenta sua iniciativa de comércio eletrônico, cresceu.
Dados da Sensor Tower indicam que o crescimento do Shop Seller foi “robusto” desde o quarto trimestre de 2022, aumentando 230% ano a ano até o quarto trimestre de 2023. No entanto, o aplicativo tem apenas uma fração da base de usuários ativos do TikTok — atualmente 1,4 bilhão no primeiro trimestre deste ano. O Shop Seller, por sua vez, tem apenas cerca de 6 milhões de usuários mensais ativos, relatou a empresa.
O Instagram pode se beneficiar da frustração dos usuários em relação ao TikTok Shop, dado que o aplicativo de propriedade da Meta removeu sua própria guia de compras em janeiro do ano passado e encerrou as compras ao vivo em março. Isso pode potencialmente torná-lo mais aceitável para aqueles que desejam evitar chamadas mais diretas para ação para compras no aplicativo.
A mudança da Meta foi desencadeada por tendências mais amplas da indústria, que parecem não ser favoráveis ao futuro do TikTok Shop. As compras ao vivo floresceram durante a pandemia, e as vendas do comércio eletrônico dispararam. Mas quando as coisas voltaram ao normal, o comércio social (incluindo compras ao vivo) representou apenas cerca de 5% das vendas totais de comércio eletrônico nos EUA até 2022. Isso parece indicar que os consumidores nos EUA podem não estar tão preparados para comprar diretamente de vídeos, embora obviamente ainda sejam influenciados por tendências online.
No entanto, os usuários ainda não estão tão chateados com o TikTok Shop a ponto de abandonar o aplicativo em favor do Instagram Reels. A Sensor Tower descobriu que o crescimento mensal de usuários ativos do Instagram tem sido relativamente consistente em “meios dígitos médios” e não foi significativamente impactado negativa ou positivamente desde o lançamento do aplicativo TikTok Shop Seller.
Dados de outra empresa, Appfigures, também apoiam essa conclusão, mas acrescentam que, embora a receita do TikTok esteja crescendo, seus downloads estão estagnados ou diminuindo mais do que crescendo — uma tendência que persiste por mais de um ano globalmente.
Qual é o aplicativo que você mais usa atualmente? Você já tinha visto anúncios de marcas da Tiktok Shop no seu feed?
Diga sua opinião nos comentários!