O Amazon Echo é um assistente pessoal físico – como o Cloe, Google Now, Moto Hint -, com uma caixa de som, que responde a comandos de voz. Lançado pela Amazon, ele pode tocar sua música preferida ou dar a previsão do tempo. Para isso, basta que você peça por meio de um comando de voz.
Dê um comando de voz e ele responderá através de uma caixa de som que reproduz o áudio em um ângulo de 360° evitando qualquer perda de seu áudio. São várias fontes de streaming de música que poderão ser acionadas a gosto do ouvinte.
Infelizmente ainda está disponível somente nos Estados Unidos. Logo os comandos devem ser feitos em inglês e, claro, as respostas também são emitidas nesta língua.
Que perguntas o Echo responde?
Sobre o tempo, se tiver dúvidas sobre qualquer assunto, se quiser ouvir uma música específica, contrução de listas de compra, adicionando ou retirando itens.
Echo é o nome dado ao hardware de 23,5 cm de altura, uma torre cilíndrica, mas a inteligência, o sistema que funciona é chamado de Alexa. Logo, para acionar o sistema basta chamá-lo pelo nome: Alexa… e fazer o pedido de informação desejada.
O Echo precisa estar conectado a uma rede wi-fi e Alexa é um sistema que se utiliza de processamento na nuvem do Amazon Web Services para responder aos seus comandos. Pode utilizar bluetooth também.
Parece complicado, mas interpretar comandos de voz já não é mais um bicho de sete cabeças. E pra Amazon essa técnica já vem sendo utilizada desde 02 de abril de 2014 com o lançamento do Fire TV que obedece ordens de voz pelo controle remoto. Mas o Echo é pioneiro como um dispositivo dedicado.
Em formato de torre, é dotado de tecnologia far-field, que possui sete microfones prontos pra ouvirem um comando de voz vindo de qualquer direção, mesmo com reprodução musical, pois está preparado com um sistema de cancelamento e redução de ruido embutido, para ouvir apenas a voz de comando, como “Alexa!”. O dispositivo percebe que o chamam. A partir daí pode-se também fazer conversões de unidades de medida, significado de palavras… Mas sem esquecer que tudo deve ser em Inglês.
O dispositivo está preparado para se interconectar com dois sistemas de automação residencial, o Belkin WeMo e o Philips Hue. Com isso pode-se controlar as luzes de sua casa, apagando ou acendendo. Se estiver distante pode-se utilizar um smartphone com o Google Now, Siri ou Cortana, ou através de um aplicativo para Android, IOs via web ou o sistema Fire OS, próprio do dispositivo.
Para os assinantes da Amazon nos EUA custará US$ 99, ou US$ 199 para os demais americanos, nos EUA. Sem previsão para lançamento nos demais países. Mas mesmo nos EUA precisa de convite para adquiri-lo e os critérios não são conhecidos. Após alguns fracassos como e-reader Kindle Voyage que é incrível, mas muito caro, ou o Fire phone, ou a Fire TV, a Amazon está apostando todas as fichas nesse novo empreendimento, exclusivo e pioneiro.
Alguns comandos de voz do Echo da Amazon:
Basta dizer, “Alexa!”… E então comece a brincar:
Integrado ao Spotify, o Echo pode se transformar na sua rádio caseira. Com simples comandos, você pode fazê-lo deixar sua casa com clima ideal para a cada ocasião. Com uma ferramenta de buscas muito bem elaborada você pode fazê-lo tocar músicas em sequência ordenada por compositor, por álbum etc.
Um destaque fica para a “interatividade” com o aparelho. Buscas:
- “Alexa, what song is playing?” – Informará o nome da música em execução..
- “Alexa, who is the artist?” – Informará o nome do artista.
- “Alexa, fidn-me a Chinese restaurant.” – Informaráo endereço do restaurante chinês.
- “Alexa, add milk to my shopping list.” – Acrescentará leite na lista de compras.
- “Alexa, put vacation onmy to-do list.” – Colocará férias na lista de tarefas.
- “Alexa, who is Gandhi?” – Perguntando quem é Ganchi.
- “Alexa, when did big bang happen?” – Perguntando quando ocorreu o big bang.
Veja uma pequena demonstração:
O que achou do Amazon Echo? Acha que ele pode superar seus atuais concorrentes? Deixe um comentário abaixo.
Um Comentário
Pingback: Resumo Semanal: primeira semana de Março/2016. | Tecno Veste – Blog