Quem trabalha com fotos ou simplesmente gosta de publicar fotos bem produzidas no Instagram chega a um momento na vida que sente a necessidade de ir além dos aplicativos móveis de edição como Facetune, Pixlr,PhotoR, Lively, Infltr. Nesse momento, as pessoas se deparam com um monte de programas gratuitos para o computador e com o Adobe Lightroom.
O Lightroom é um software criado em 2009 pela a Adobe Systems para a edição e o armazenamento de fotos, permitindo tanto a edição automática de várias fotos – por meio de packs e plug-ins – quanto a criação de verdadeiras obras de arte únicas. Contudo, o preço de R$ 2.100 reais é proibitivo para a maioria dos mortais.
Luminar 3 é um editor de foto criado por programadores do leste europeu – lançada em 2016 como Macphun e hoje denomianda Skylum – que promete rivalizar com o Lightroom não somente em relação ao preço, mas principalmente em relação à facilidade de edição e qualidade das produções.
Disponível tanto para dispositivos de mesa Mac quanto Windows, o programa Luminar 3 tem o fotografo profissional Scott Bourne na posição de presidente e tem como sua principal característica a velocidade no processamento de imagem e na, consequente, aplicação das mudanças sem lag (demora para carregamento), mesmo quando trabalhar com arquivos RAW, TIFF e HDR.
Quem edita fotos sabe muito bem que 70% do tempo é gasto para encontrar e salvar as fotos. Sabendo disso, o Luminar oferece a funcionalidade de ter um carregamento rápido e seguro das imagens salvas ou importadas. Além disso, o programa funciona muito bem com a sincronização do Dropbox, trabalho de equipe e eliminação de duplicações.
Para quem está aprendendo a editar, no Luminar você pode manter o histórico de edições para saber o que deu certo e como foi feita determinada edição, de maneira que você pode visualizar como foi feito e mesmo após o arquivo ser fechado. Isso significa que fotos antiquíssimas terão o registro de edição para quem dizer poder olhar e aprender como você fez.
Com os ajustes de fábrica do Luminar, você não precisa ficar adicionando plug-ins ou comprar pre-sets e packs. Pagando uma única vez – apenas 69 dólares -, você tem acesso às próximas atualizações dos programas (updates e upgrades).
Eu vi um amigo usando e estou pensando em comprar. O que você acha?