A comunicação paralinguística é dá-se por meio de aspectos não-verbais que acompanham a comunicação verbal que incluem o tom de voz, o ritmo da fala, o volume de voz, as pausas utilizadas na pronúncia verbal. De forma análoga, os emoticons modificam a mensagem nas quais são incluídos e dão um senso de proximidade ao emissor a ao receptor das mensagens.
Em uma época em que a internet era cinza – graças ao Netspace e seus contemporâneos – a maior parte da comunicação ocorria através de textos – poucas imagens -, compostos de palavras e sinais tipográficos. Emoticons não são emojis, nem smileys, muito menos stickers, embora tenham objetivos similares. Emojis são signos criados a partir dos caracteres-padrão do teclado e nem sempre são facilmente identificados com figuras antropomórficas. 😉 Sacou?
Em 10 de março de 1953, no jornal New York Herald Tribune (página 20, colunas 4-6) ocorreu o primeiro registro impresso do uso de caracteres de texto para representar, lateralmente, uma expressão facial, na propaganda do filme Lili, de Louis Gomavitz. Contudo, por definição, emoticons significa “emoções eletrônicas” e, por isso, não poderia considerado como o primeiro, mas um precursor dessa representação semiótica.
Com a popularização dos computadores pessoais – ver post sobre o assunto -, especula-se que os emoticons foram utilizados pela primeira vez no mundo digital às 11h44, do dia 19 de setembro de 1982, pelo professor Scott Fahlman em um fórum virtual de discussão da Universidade Carnegie Mellon, em Pittsburgh nos Estados Unidos:
Curiosamente, nem mesmo Mr Fahlman guardou o registro da sua criação, mas em 2002, seus colegas de trabalho Howard Wactlar e Bob Cosgrove, com a ajuda de Michael B. Jones, da Microsoft, empreenderam uma pesquisa nos arquivos virtuais e servidores da universidade para encontrar e recuperar a primeira mensagem digital com o emoticon.
Muito populares na época em que o MSN Messenger era o mensageiro mais popular, os emoticons foram perdendo força para os Emojis conforme a internet foi ficando mais colorida – mais populosa, com mais capacidade de banda e de armazenamento nos sites -. Há quem considere pequenos smileys também como emoticons: .
Veja mais significados de emoticons.
Um Comentário
Pingback: Gif | Tecno Veste
Pingback: Emoji: o que é, para que serve e como funciona | Tecno Veste