A canela (Cinnamon) atualmente tem ganhado destaque na sociedade, principalmente pelo seu preço acessível, inúmeras propriedades benéficas e acessibilidade facilitada.
Seus compostos bioativos são denominados: Acetato de eugenol, Ácido cinâmico, Aldeído cumínico, Cimeno, Cineol, Eugenol, Felandreno, Pineno, Taninos, Vanilina.
Além do efeito de melhora na sensibilidade a insulina muito discutido e disseminado, há outras propriedades medicinais relacionadas como: Ação Adstringente, Anti-espasmódica, Anti-microbiana, Anti-tumoral, Anti-séptica, Anti-Reumática, Carminativa, Digestiva, Tônica e apresenta Ação Vasodilatadora.
Sua aplicabilidade em casos clínicos é ampla e pode ajudar pacientes que apresentam dores de cabeça e estomacais,diabetes, resistência a insulina reumatismo, tosses, triglicerídeos desregulados, gripes, ulcerações da gengiva e mucosa da boca, febres.
A canela, ainda, pode ser utilizada em casos específicos e sempre com critérios individualizados para cada indivíduo, até porque temos deficiências e necessidades diferentes, e cada um é cada um, não da pra generalizar a prescrição para todos.
Entretanto, tudo indica que há contra indicação apenas para gestantes (supostos efeitos abortivos), então cabe ao nutricionista decidir a melhor conduta para cada caso, depois de ter realizado um rastreamento completo dos marcadores bioquímicos, dados clínicos e outros aspectos que compõe uma abordagem integrativa focada em Saúde.
De férias, mas sempre procurando inserir nas refeições diárias uma boa dose de macro e micronutrientes, vitaminas, minerais, fibras e fitoquímicos diversos. Ser saudável é ser livre. Ser livre é fazer boas escolhas. Canela em pau como excelente estratégia antioxidante e anti-inflamatória, pode ser feito um super chá para o meio da manhã ou meio da tarde, entre as refeições principais.