Quem me conhece sabe que o Gengibre (Zingiber Officinale) é meu companheiro de todo dia. Essa raiz nativa da Ásia contém uma quantidade imensa de constituintes bioativos como: Ácidos Ascórbico/Aspártico/Glutâmico/Piperólico, B-bisaboleno, Beta-Felandreno, Canfeno, Caprilatos de Zingiberol, Zingerona, Farsenol, Sais minerais, Saponinas e o destaque fica com os Gingeróis como princípio bioativo de maior significância.
Seus efeitos e propriedades conferidas pela presença desses compostos benéficos, podem ser utilizados com vasta aplicabilidade e podendo atuar como raiz: Antibiótica, Antiasmática, Antiemética, Antigripal, Antimicrobiana, Antiinflamatória, Antiséptica, Carminativa, Digestiva, Hepatoprotetora, Efeito Lipolítico e Expectorante.
Temos que prestar atenção na indicação para pacientes portadores de cálculos biliares, pois o consumo para esse público pode não ser muito interessante.
Podemos utilizar essa raiz em forma de chá ou cápsulas manipuladas ou o próprio gengibre em um suco, como mais uma opção de estratégia antioxidante a ser utilizada durante o dia, aumentando a oferta de fitoquímicos diários e proporcionado os inúmeros benefícios que foram expostos logo acima.
É fácil de preparar, é barato, é natural e tem mil e uma funções. Vai continuar tomando suas cápsulas milagrosas ou vai valorizar a natureza e o que ela pode nos proporcionar em termos de saúde ?
Um Comentário
Anônimo
Tenho plantação em minha casa, mas não sei como fazer o chá ou outros meios de usá-lo na alimentação, gostaria de alguma informação . Obrigado
Anônimo
Faça gengibre cristalizado. Fica muito bom. Veja receita no Youtube.
José Adauto Resende
Eu bato um ou dois limões com um polegar (falangeta) de gengibre de manhã. Coo, pois o volume de fibras pode incomodar no estômago. Volto o líquido coado para o liquidificador e coloco dois jatos de canela em pó, uma ou duas cápsulas de ginseng, uma pitada bem pequena de bicarbonato e adoço…