A árvore da goiabeira tem altura de 3 e 5 m de altura, o tronco
tortuoso e de casca lisa, com flores perfumadas e solitárias. Seu fruto, quando maduro pode ter até 12 cm de comprimento, com polpa suculenta e cheia de sementes, variando de cor esbranquiçada a avermelhada, de sabor, com sabor doce-ácido e forte roma característico.
No Brasil os três principais Estados produtores são Pernambuco, São Paulo e Paraíba. Depois do primeiro plantio, a goiabeira demora cerca de 4 anos para gerar os primeiros frutos, que geralmente são consumidos in natura, em compotas, geleias e, é claro, goiabada cascão.
As principais variedades da goiaba no Brasil são Sassaoka, Pedro Sato, Kumagai e Rica. A Sassaoka tem a casca rugosa, frutos grandes e a polpa rosada. A Pedro Sato são menores que a Sassaoka e tem casca rugosa, polpa rosada, formato oblongo e a vida útil é ótima pós-colheita. A Kumagai tem a polpa branca e firme, o fruto com formato arredondado/oblongo e é a modalidade produzida para exportação. A rica tem frutos médios e ovalados, com casa pouco rugosa na cor verde- amarelado, no entanto, sua polpa avermelhada possui um alto teor de açúcares..
Um fruto de tamanho médio tem cerca de 100 gramas e 60 kcal (calorias). É rico em vitamina C e carboidratos, além disso, contém, licopeno, taninos, flavonoides (rutina e quercetina), potássio, cobre, sódio, magnésio, zinco e fibra pectina.
Suas propriedades antimicrobianas vêm da presença de taninos e suas características antioxidantes ocorrem por conta dos os flavonoides, licopeno, e da vitamina C, que participa de processos metabólicos como a síntese de colágeno, melhora a cicatrização, redução de sangramento de gengivas e doenças como o escorbuto.
O licopeno é um pigmento presente em frutas e vegetais vermelhos, como
morango, melancia e goiaba. Esse item é indicado na prevenção de doenças cardiovasculares e no combate ao vírus HPV – relacionado ao câncer de útero. O potássio, como eletrólito, é importante
para o bom funcionamento das células e para o equilíbrio ácido-base do corpo, evitando, por exemplo, cãibras.
Ao comer goiaba, você ajuda a prevenir anemia, melhorar seus sistema imunológico e a combater os radicais livres, além de se deliciar com uma fruta tropical que faz parte da história culinária do nosso país.
Confira receitas que você pode fazer hoje mesmo com a goiaba: