Em estudo conduzido por Shih-Hsin e colaboradores (2016), o objetivo principal foi discutir os achados da literatura científica tanto in vivo quanto in vitro, acerca do consumo de Maçã e seus fitoquímicos (compostos bioativos), como estratégia Anticâncer.
Diversos trabalhos já mostraram que alguns fitoquímicos presentes na maçã possuem uma infinidade de funções biológicas que contribuem para nossa saúde, promovendo efeitos benéficos no combate a doenças cardiovasculares, disfunções respiratórias, diabetes, obesidade e câncer.
Dentre os Polifenóis presentes na maçã, destaco o fitonutriente Floretina, que detém o potencial de reduzir o risco de desenvolvimento de câncer e metástase, principalmente por inibir o transportador GLUT2, sendo assim, toda cascata de proliferação celular, migração e invasão ficará interrompida.
A classe desses Flavonóides que encontramos na Maçã, promovem ação antiproliferativa, apoptótica, anti-metastática e anti-oxidante.
Então quer dizer que talvez se passarmos a consumir ao menos 1 maçã por dia (de preferência orgânica), estaremos prevenindo um futuro desenvolvimento de câncer ?
EXATAMENTE, não é a toa que o título do artigo é bem sugestivo:
“An apple a day to prevent cancer formation: Reducing cancer risk with flavonoids“. 🌱🍎🍂🍏
A natureza é tão perfeita que produz e insere todos os “remédios” que precisamos nas fontes mais óbvias: Comida de Verdade… Coma frutas, se permita a descobrir novos sabores e desbravar novos horizontes. Sua saúde agradece!!!