Cebola, ou allium cepa, pertence à família das Amaryllidaceae e é uma raiz da qual se come o bulbo, formado por camadas de folhas escamiformes. Encontrada em todo supermercado no Brasil, a cebola pode fazer parte da dieta na sua forma crua ou preparada com outros alimentos.
Os principais tipos de cebola são Cebola Pera, Cebola Pérola, Cebola Roxa e a Cebola Chalotas. Cada uma com pequenas variedades nas suas qualidades nutricionais, apresentam pontos diferentes de cozimento e devem ser escolhidas as que não estejam machucadas, que as cascas tenham brilho vibrante e que tenham tamanhos mais uniformes e/ou geométricos.
Nas cebolas você pode encontrar proteínas, potássio, fósforo, ferro, cálcio, sódio, magnésio, vitaminas A, C, B1, B2 e B3. Suas principais propriedades benéficas às saúde são suas capacidades antioxidantes, anti-inflamatórias, analgésicas, antialérgicas e antidiabéticas.
A presença de flavonóides e quercetina permite o retardamento da oxidação do LDL (lipoproteína de baixa densidade). O consumo regular deste legume facilita efeitos vasodilatadores e antitrombóticos, por uma ligação seletiva na parede plaquetária.
E você? Prefere a cebola crua ou cozida?