O Orégano (Origanum Vulgare) é uma especiaria amplamente utilizada em nossa culinária e detém propriedades medicinais poderosas, que podem auxiliar significativamente no combate a tosses e afecções respiratórias, dores musculares e articulares, ajuda na indigestão/gases/cólicas e além disso é um potente antifungicida e antibacteriano.
A literatura científica não relata efeitos adversos ou de reação sistêmica com o uso frequente dessa especiaria.
O orégano apresenta ampla variedade de princípios bioativos como: Ácido Oleanólico e Ursólico, Hidroquinonas, Taninos, Tocoferóis, Polifenóis (carvacrol, timol), Terpeno/Pineno/Borneol/Linalol/Terpineno, Vitaminas A/C/K/B, Minerais (zinco, magnésio, manganês, cobre e potássio) que conferem suas características antissépticas, anti-inflamatórias, antirreumáticas, antioxidantes.
Tentando trazer pra nossa realidade, o Ácido Rosmarínico e o Timol presentes no orégano tem a capacidade antioxidante 4 vezes maior que o mirtillo (modinha e caro) e 30 vezes maior que a maçã. Além disso, o Carvacrol, Terpenos e Flavonóides presentes atuam como mediadores do processo de purificação dos pulmões, podendo auxiliar nos ataques de asma.
Esse incrível condimento pode ser usado para regular o ciclo menstrual, diminuir as dores causadas pelas cólicas e por apresentar boa quantidade de Potássio, pode ajudar no controle da P.A e dos batimentos cardíacos.
Queridinho dos protocolos Detox, estudos citam sua capacidade de eliminar E.Coli e Salmonela do organismo, haja vista o fato que essas duas perigosas bactérias são associadas a infecções provenientes de intoxicação alimentar.
De origem mediterrânea e aplicabilidade em diversos âmbitos, considero o uso do Orégano uma excelente maneira de acrescentar mais saúde a sua alimentação, de forma simples, acessível, barata e muito prazerosa 🌿🌱👍