A Pitanga (Eugenia Uniflora L.) é uma fruta encontrada principalmente nas regiões tropicais da América do Sul, e sua denominação tem origem indígena(tupi-guarani), em que, pitanga significa vermelho, coloração característica da fruta e fruta de pele fina e delicada.
Importante relembrar que a Pitangueira é uma árvore nativa da Mata Atlântica, e alguns levantamentos recentes sugerem a necessidade de preservação dessa espécie nativa, evitando uma extinção desse alimento que contém inúmeras propriedades terapêuticas como: Cicatrizante, Anti-inflamatória, Antioxidante, Diurética, Antirreumática e Calmante.
Essa frutinha da nossa floresta amazônica, apresenta diversos fitoquímicos como Carotenóides, Antocianinas, Cianidina-3-glicosídeo, Geraniol, Taninos e Flavonóides. Sobretudo, detém significativos teores de Vit. A/C/E, manganês, ferro, fósforo, potássio, magnésio e também fibras e carboidratos do bem.
Verificando a variedade de compostos bioativos presentes na Pitanga, podemos pensar na aplicabilidade na prática clínica, utilizando essa fruta como ferramenta no combate a febre, cólicas, tosse, afecções intestinais, gripes, ansiedade e seu alto teor de carotenóides permite uma possível utilização para o tratamento de problemas cutâneos e pode servir como antienvelhecimento.
O que acho interessante da Pitanga é o seu leque de utilidades, pois podemos usufruir dos frutos (geléia,doces,infusões), flores (comestíveis) e inclusive as folhas podem ser usadas em algum suco ou esmagadas e usadas como repelente de insetos. Praticando a Fitoeconomia, temos mais esperança de um mundo com mais Saúde e Biosustentabilidade.
Essas vieram da Pitangueira daqui de casa, foram colhidas, lavadas e consumidas! Estavam Sensacionais!!!
Um Comentário
REgina
Tenho uma pitangueira de mais ou menos cinco anos, que conservo baixa, na porta de minha casa. Ela é “neta” de uma que tive na minha primeira casa própria, em Uberaba, já vendida . A filha existe na casa de minha sogra também em Uberaba, e a neta cresce aqui em Uberlândia. O pequeno porte favorece que os passantes alcancem os frutos. UMa família em especial, mãe e duas filhinhas sempre param antes das sete da manhã, e se deliciam, como dizem , de frutas de “sua arvorezinha”. Acho tudo isso muito compensador.
Antonio
Tenho uma pitangueira enorme.porem não produz frutos.porque?