Quando escolho tomar um lanche da tarde, opto por alimentos que além de saudáveis, também são saboroso. Nocaso da Romã (Punica Granatum) é uma dose significativa de Ácido Elágico (ajuda na proliferação de fibroblastos – cicatrização) e diversas propriedades bioativas como: alcalóides (peretierina, isoperetierina, metil-isoperetierina, pseudo-peretierina), Vitamina B1 (tiamina), Vitamina B2 (riboflavina), sais minerais (fósforo, potássio, sódio, cálcio, ferro), Taninos.
Confira tudo o que você pode extrair desse alimento…
Casca do fruto
- Ação Antiinflamatória
- Antibacteriana
- Cicatrizante, por causa de taninos, resina, açucares, pigmentos (antocianinas)
OBSERVAÇÃO: É uma excelente para ser feito de chá, para que haja extração dos fitoquímicos.
Flores
- taninos
- pigmentos (antocianinas)
Sementes
- ácidos orgânicos (cítrico, málico e tartárico)
- vitamina C
- água
- açucares
Suas propriedades nutricionais parecem proporcionar bons resultados no tratamento de afecções de boca e garganta, além disso pode ser usado para fortalecer as gengivas, inflamação, auxiliar em casos de diarreia, dispepsia e até mesmo para combater parasitas intestinais.
Tem efeito anti-diarréico, anti-inflamatório, anti-séptico, diurético e adstringente, sendo uma excelente opção para compor um suco ou junto a oleaginosas em um lanche da manhã ou da tarde.
Tem um sabor adocicado mas levemente azedo, vale a pena experimentar. Não esqueça de aproveitar a casca da Romã para fazer um super chá antioxidante e anti-inflamatório.