Ouvimos desde a infância que comer frutas é importante para a saúde, mas saber quais frutas são suas aliadas para as situações certas pode ser a chave para realmente se nutrir de um jeito inteligente e eficiente! Essa semana vamos falar de uma fruta comum nas mesas brasileiras, que é um pouco controversa no paladar da opinião pública, mas que tem mais vantagens do que você imagina.
É importante saber que mais que somente a polpa da fruta, outras partes do mamão como sementes e a folha são muito benéficas à saúde. As sementes são ricas em gordura, o que deve ser observado e consumido com moderação pelo alto teor presente nelas, e proteína e podem ser uma boa fonte de cálcio, magnésio e fósforo. Já o suco ou chá das folhas, na Índia e na Malásia, são usados para aumentar a contagem de plaquetas quando são acometidas pela febre causada pela dengue.
Mamões possuem antioxidantes como os carotenoides, vitamina C e flavonoides; vitaminas do complexo B, ácido fólico e ácido pantotênico; e os minerais potássio, cobre e magnésio, além de fibras. Juntos, estes nutrientes promovem a saúde do sistema cardiovascular e também fornecem proteção contra o câncer de cólon. Além disso, contém a enzima digestiva papaína, que é usada para o tratamento de lesões desportivas, traumas, e alergias.
Suas grandes benesses são:
- Prevenir enjoos, cujos responsáveis são o ácido fólico, vitamina C e vitamina E, pois tem efeito tônico no estômago e intestinos, ajudar no tratamento da constipação, quem age aqui são as fibras, que aumentam o movimento dos intestinos;
- Proteger contra doenças cardíacas: os antioxidantes agem sob o colesterol, impedindo que este se acumule nos vasos sanguíneos;
- Atua como anti-inflamatório: as várias enzimas, como a papaína e a quimopapaína, ajudam a reduzir a inflamação e melhorar a cicatrização das queimaduras. Recomendado para pessoas que sofrem de artrite, asma, osteoartrose e artrite reumatoide, pois ajudam na melhora dos sintomas;
- Protege contra a degeneração macular: não, você não leu errado – macular. A degeneração macular é uma doença do olho relacionada à idade e é a principal causa de perda de visão em adultos mais velhos. Há benefícios do mamão para reduzir o risco de desenvolvimento de degeneração macular por causa da presença do antioxidante betacaroteno, responsável pela cor alaranjada da fruta.
- Ajuda a emagrecer: Indispensável nas dietas de quem quer perder peso. Ele possui poucas calorias, tem uma quantidade considerável de fibras que ajudam a controlar a fome;
- Saudável para diabéticos: Embora seja naturalmente doce, ele tem baixo teor de açúcar (8,3 g em um copo de mamão cortado). As vitaminas e fitonutrientes que ele possui impedem o desenvolvimento de doenças do coração advindas do diabetes. E para quem não tem diabetes ainda ajuda na prevenção!
- Pode prevenir o câncer: O mamão é rico em antioxidantes, fitonutrientes e flavonoides que previnem as células de sofrer danos pela ação dos radicais livres. Um estudo realizado pelo Departamento de Saúde da Harvard School mostrou que o betacaroteno, encontrado em abundância no mamão, protege contra o câncer de próstata e atua contra o crescimento do câncer de cólon.