Segundo o site Indeed, a demanda por profissionais que trabalham com Swift cresceu cerca de 600% nos últimos 10 anos. Empresas como Apple, IBM, Amazon e Lyft estão entre as que procuram profissionais com habilidades nessa linguagem.
Swift é uma linguagem de programação de código aberto, criada pela Apple em 2014, que se tornou popular entre desenvolvedores de aplicativos iOS, macOS, watchOS e tvOS. Além de ser rápida, ela combina a segurança da linguagem Objective-C com a simplicidade e a facilidade de uso da linguagem Python.
Por sem muito mais simples que a linguagem Objective-C, ela é largamente adotada para quem programa para dispositivos móveis e dispositivos vestíveis. Os desenvolvedores de aplicativos podem usar o Xcode, o ambiente de desenvolvimento integrado (IDE) da Apple, para criar aplicativos nativos para iOS e MacOS. O Xcode inclui um conjunto de ferramentas que facilitam a criação de interfaces gráficas de usuário, a depuração e o teste de aplicativos. Com o Xcode, os desenvolvedores podem criar aplicativos iOS e MacOS usando Swift, Objective-C ou uma combinação de ambas.
A linguagem Swift foi criada por Chris Lattner, engenheiro de software, o mesmo que criou o sistema de compilação LLVM. Formado em ciência da computação pela Universidade de Ilinóis Urbana-Champaign, ele trabalhou na Apple por mais de uma década, onde liderou vários projetos, incluindo o desenvolvimento do compilador LLVM e, atualmente, é vice-presidente sênior de desenvolvimento de plataformas da SiFive, uma empresa que desenvolve processadores de computadores.
Swift oferece recursos como tipos de dados seguros, gerenciamento automático de memória, funções aninhadas, closures e muito mais. Além disso, Swift tem uma sintaxe limpa e fácil de ler, tornando a escrita de código mais rápida e menos propensa a erros.
Desde seu lançamento, o Swift passou por várias atualizações e melhorias, adicionando recursos úteis e aprimorando a experiência do usuário. A mais recente atualização, Swift 5.5, traz recursos como concurrency, que permite aos desenvolvedores escreverem código mais eficiente e escalável, e uma melhor integração com outros sistemas, como a linguagem Objective-C.
Muitos aplicativos populares foram construídos usando o Swift, como o Airbnb, LinkedIn e Lyft. A Apple também usa o Swift para seus próprios aplicativos e sistemas operacionais, tornando-o uma linguagem de programação importante para o ecossistema da empresa.
Dentre os erros comumente cometidos ao se programar em Swift estão o uso inadequado de opcionais, falhas na gestão de memória e problemas de concorrência,mas eles podem ser solucionados rapidamente com pesquisas em sites como Apple Developer, Udemy, Coursera, Swift Unwrapped e Ray Wenderlich, que oferecem documentação, fóruns de discussão, tutoriais e exemplos de código.
Além dos aplicativos móveis, o Swift pode ser usado para desenvolver aplicativos macOS, watchOS e tvOS, bem como para desenvolver aplicativos para a web usando o kit de desenvolvimento de software da Apple (SDK). Para ter sucesso com qualquer um deles, é importante ter algum conhecimento de Xcode, um ambiente de desenvolvimento integrado (IDE).
O Xcode tem ferramentas para escrever e testar código, bem como para depurar e implantar aplicativos. Ele é a principal ferramenta para programar em Swift e Objective-C.
Quando se pensa em programar para dispositivos móveis da Apple, é importante levar em consideração que o watchOS tem uma tela significativamente menor do que a do iOS, o que significa que o design da interface do usuário precisa ser adaptado, já que, enquanto o watchOS é destinado a ser usado em um dispositivo de pulso, com interação baseada primariamente em toques e deslizes, no iOS o toque e o arraste são muito mais comuns.
É importante observar que os aplicativos no watchOS são projetados para serem complementares a um aplicativo iOS emparelhado, em vez de autônomos. Isso significa que, em alguns casos, você precisará criar dois aplicativos diferentes para iOS e watchOS, mas também pode criar um aplicativo que funcione em ambos.
Em resumo, o Swift é uma linguagem de programação moderna e eficiente, criada pela Apple para desenvolvimento de aplicativos iOS, macOS, watchOS e tvOS. Ele oferece maior segurança, simplicidade e desempenho em comparação com outras linguagens de programação, como Objective-C. Meus aplicativos que foram criados utilizando essa linguagem são: Ulysses, Calm, Elevate, Paper by FiftyThree, Kitchen Stories, Affinity Designer 2 e Monument Valley 2.
Um Comentário
Pingback: Objective-C: uma linguagem direta, estável e com ganhos de escala para programadores de todos os tipos | Tecnoveste