“O verdadeiro sábio da comida escolhe a melhor, e não a mais farta”. Epicuro – Cartas sobre a Felicidade
Essa afirmação traz um imenso valor quando pensamos em uma alimentação saudável e consciente, pois o que vemos hoje é uma necessidade absurda de fartura, tanto é que as pessoas cada vez mais desrespeitam sua intuição e sua fome, e comem até ter que abrir o zíper da calça, triste realidade!
A fartura desenfreada, na minha visão, pode ser considerada um dos elementos-chave no desenvolvimento de dessaranjos metabólicos de alta significância tais como a resistência a insulina, expressão de biomarcadores pró-inflamatórios, descontrole do perfil lipídico e distúrbios gastrointestinais decorrentes da disbiose!
Quando aprendermos a comer até a saciedade e não até o empanzinamento, daremos um grande passo no que diz respeito ao controle neuronal relacionado a hormônios e neurotransmissores envolvidos com o apetite e saciedade!
Controlando de modo eficiente esses fatores que regulam nossos estímulos relativos à sacietogênese e a vontade de comer, teremos um maios equilíbrio no que diz respeito ao comer “além da conta”. Essa voracidade perante a alimentação aumenta cada vez mais os índices de compulsão, no qual os indivíduos acabam por fazer escolhas alimentares ruins, selecionando alimentos com alto potencial carcinogênico e pró-inflamatório, além de desequilibrarem todo o sistema digestivo e absorptivo, e promover um verdadeiro caos insulinêmico e glicêmico.
Portanto, sem terrorismos, sem invencionices, sem dietas da moda, sem restrições severas, podemos tentar pouco a pouco ouvir e entender um pouco mais dos sinais que nosso organismo nos dá, e assim sendo, a escolha de comer até explodir ficará cada vez mais enfraquecida, e os benefícios metabólicos e fisiológicos serão percebidos ao longo desse processo de conscientização e educação nutricional!
Se seu corpo pediu aquela quantidade de comida e já mostra que está satisfeito, você não precisa “raspar o prato” (nem lamber rsrs) porque sua avó dizia que pra ficar forte e crescer tem que comer até o final sem sobrar nenhum grãozinho de comida, coma com
Consciência, Prazer e Intuição, sem mais!