O Escotismo, fundado por Lorde Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, em 1907, é um movimento mundial, educacional, voluntariado, apartidário, sem fins lucrativos. Se você não conhece surpreenda-se com o que eles são capazes de fazer.
Particularmente, é emocionante falarmos de algo que teve um profundo significado nas nossas vidas. Trás-nos lembranças alegres de uma época em que não tínhamos experiência pra discernir o caminho certo a seguir.
Hoje agradecemos por termos escolhido a trilha do escotismo. O escotismo é essencial na formação do caráter e dos valores de um ser humano, principalmente no início de sua formação como pessoa, como cidadão. Ajuda muito na compreensão do conceito de cidadania, de organização, de disciplina e responsabilidade, de respeito ao meio ambiente, de ética, de ajuda ao próximo, da importância do grupo e do trabalho em equipe.
É um
movimento feito pra todas as idades, tanto que seus grupos de membros ou chamados Ramos divide o escotismo em agrupamentos de pessoas baseado em idade ou fase de desenvolvimento. E cada Ramo adapta o Método Escoteiro às características evolutivas e às necessidades especiais em particular.
Os ramos são: lobinho, escoteiro, sênior e pioneiro.
Lobinho, com crianças entre 6,5 e 10 anos, onde recebem orientações de pura ênfase educativa no processo de socialização. A base de orientação é a obra “O Livro da Jângal”, de Rudyard Kipling, especialmente às aventuras de Mowgli, o Menino Lobo. Se agrupam em Alcateias, só de lobinhos, lobinhas ou mista. O chefe, chamado de Akelá possui assistentes chamados Baloo (urso)
, Bagheera (tigre), Kaa (cobra), Chill (papagaio), e outros nomes de animais representados no “Livro da Jângal”. As alcateias são compostas por matilhas com 4 a 6 crianças que recebem orientações sobre atividades de primeiros socorros, economia, trabalhos manuais, vivência no campo e jogos. O lema dos lobinhos é: “Melhor Possível”
Obs: lista completa dos nomes.
Escoteiro, com pré-adolescentes de 11 a 14 anos, onde recebem orientações que fortaleçam sua autoconfiança. A Tropa Escoteira pode ser de escoteiros, escoteiras ou mista. É dividida em patrulhas ou equipes de 5 a 8 jovens que recebem nomes de um animal, uma estrela ou uma constelação. O lema do Escoteiro é: “Sempre Alerta!”.
Sênior ou Guia é composto por adolescentes de 15 a 17 anos. Recebam orientação que visa oferecer desafios para a aquisição de novas habilidades para superar os obstáculos da vida. A Tropa Sênior é masculina podendo ser mista e a Tropa Guia é feminina. Cada uma é composta por patrulhas de 4 a 6 jovens. Cada patrulha é identificada pelo nome de algum acidente geográfico ou de uma tribo indígena nacional. O lema do sênior é: “Sempre Alerta!”.
Pioneiros, são grupos de jovens de 18 a 21 anos incompletos, de ambos os sexos. As orientações visam aumentar a integração do jovem ao mundo, voltando-se ao serviço à comunidade e ao exercício da cidadania com base nos valores da Promessa e da Lei Escoteira. A unidade onde ficam é chamada de Clã Pioneiro. O lema do pioneiro
é: “Servir!”.
Só pra se ter uma ideia do que se aprende com o escotismo, basta falarmos das 10 Leis do Escoteiro, que fala sobre (1) a palavra que é uma só e com honra vale mais que sua vida., (2) sobre a lealdade, (3) sobre estar sempre alerta na prática diária de fazer pelo menos uma boa ação, (4) sobre o sentimento de amizade e de irmão com os demais escoteiros, (5) sobre ser cordial com as pessoas,
(6) sobre respeitar os animais e a natureza, (7) sobre sermos disciplinados e sabermos obedecer aos mais velhos ou superiores, (8) sobre sempre ser alegre e mesmo nas dificuldades saber sorrir, (9) sobre ser econômico, retido, e respeitar e proteger o bem alheio e (10) ser limpo de corpo e alma, sendo higiênico e ter bons pensamentos.
Impactante não é mesmo? É revolucionário quando se aprende desde cedo todos esses princípios, é transformador. Imagine então quando várias pessoas, juntas, têm os mesmos sentimentos e promovem o crescimento de todos, juntos. Isso é o Escotismo e maior que tudo isso é SER ESCOTEIRO.
Tão mais impactantes que todas suas nobres leis de conduta nas suas relações
com o que o cerca são a sua forma de organização. Toda calcada num documento que estrutura o movimento, um documento chamado POR, ou Princípios Organizações e Regras.
Este documento é tão denso que é impossível sintetizar, mas pelo menos falar de forma geral sobre a sua própria estrutura é o que vamos tentar fazê-lo aqui.
O POR, ou Princípios Organizações e Regras, é um livro de regras que possui um rumo de orientação que versa sobre definições do movimento, propósitos, princípios, promessas, leis e métodos. Orientações gerais sobre a formação, agrupamento e hierarquia. Fundamentos e orientações religiosas. Cuidados e controles patrimoniais e financeiros do movimento. Processos internos. Padrões, o que pode e o que não pode ser dito ou ser criado ou feito. Programação educacional e orientações educativas. Formas participativas da comunidade e papel de cada membro. Atividades internacionais, segurança, proteção, símbolos e distintivos que são muito fortes no escotismo e finalmente o glossário. Enfim, são quase 200 páginas de muita informação, sem perda de tempo, espaço ou conteúdo, bastante denso.
O documento está disponível pra download no portal Escoteiros ou para obter o documento basta clicar aqui e ler a última edição de 2013 revisada em 2017.
Ao participar do movimento escoteiro os ganhos para as crianças são incomensuráveis no que se refere à formação do caráter, do “ser” e exercer a condição humana. Crescimento e maturidade como a percepção de si próprio e do seu semelhante no convívio com outros membros e de sua função e finalidade no grupo de pessoas que os cercam. è muito profunda a transformação, é preciso conhecer, mais do que isso é preciso ser ESCOTEIRO.
Quem, dos que estão lendo este artigo, já foi escoteiro? O que significou ou contribuiu pra você? O que você achou mais interessante ou emocionante? Quanto tempo foi sua permanência no movimento? Conte-nos, nos comentários, um pouco sobre sua história com o escotismo… Saudações e até o próximo encontro. Sempre Alerta!
Nota: este conteúdo foi especialmente composto em homenagem ao Grupo Escoteiro “Roberto Simonsen” do 5º DF.
#5df #escotismo #lobinho #pioneiro #semprealerta #senior #tropaankaa #robertosimonsen