FeetMe é uma startup francesa que desenvolve solas de sapato com sensores de pressão e conectáveis, através do bluetooh, com o cmartphone ou tablet. Assim como as lentes de contato que o Google está desenvolvendo com a Novartis, o objetivo desta tecnologia vestível é primariamente lidar com o problema da diabete, mas as potenciais aplicações dessa tecnologia podem também cuidar de outras áreas da saúde humana.
A diabete é uma doença metabólica caracterizada por um aumento do nível de glicose no sangue e pode ser causada por desordens alimentares ou por fatores congênito. Se não for devidamente tratada, perda de sensibilidades nas extremidades e pequenas dores de cabeça podem evoluir para desenvolvimento de úlceras que podem ensejar a amputação de membros do corpo.
A prevenção dessa doença de ser feita por meio da análise sanguínea e controle do equilíbrio geral do organismo. O monitoramento constante das funções do organismo, aliado ao controle da sensibilidade dos pé, combinado com educação e administração terapêutica multidisciplinar pode ajudar a prevenir mortes e amputações em 85%.
Com o monitoramento da pressão na sola dos pés, a FeetMe pretende monitorar de maneira não invasiva e ergonômica, em tempo real as condições de saúde do paciente. Conectando a sola inteligente ao smartphone, tanto pacientes quanto médicos podem se beneficiar das tecnologias vestíveis para a melhor suas vidas.
Conheça a FeetME!
Um Comentário
Pingback: Tecnologias Vestíveis em 2016: conforto, praticidade e produtividade - TecnoVeste