Segundo a NewZoo, a receita global de eSports pode chegar a US$ 1,096 bilhão e cerca de 455 milhões de espectadores até o fim de 2019. Dessa forma, de olho tanto no mercado quanto na audiência entre as gerações mais novas, a Fórmula 1 acelerou para o automobilismo virtual. Assim, o F1 eSports Series conecta a emoção do campeonato real para o mundo virtual através do seu jogo oficial. Com exceção do Nintendo Switch, o Simcade, produzido pela Codemasters, marcará presença no Xbox One, PlayStation 4 e PC. Com isso, o processo de acesso e a qualificação se tornam mais democráticos.
Essa temporada foi especial. Pela primeira vez, todas as 10 equipes de Fórmula 1 participaram, do Pro Draft. A Scuderia Ferrari era a única equipe que ficava de fora do F1 eSports Series.
A Conquista de David Tonizza
Todas equipes oficiais da F1 Esports e seus pilotos protagonizaram uma disputa espetacular pelo titulo do Campeonato. Porém, a Red Bull Racing Esports conquistou o Campeonato de Construtores. Além disso, o maior prêmio de todos os tempos no valor de $ 500.000 ficou com David Tonizza, da equipe da Ferrari Driver Academy Hublot Esports. Já Patrik Holzmann, da Toro Rosso Esports Team, ganhou o prêmio de volta mais rápida da DHL.
Mesmo na ultima etapa, título do Campeonato de Esports foi bem disputado. Dessa forma, Frederik Rasmussen (Red Bull), Jarno Opmeer (Renault) e Daniel Bereznay (Alfa Romeo), tinham chances de alcançar o lider David Tonizza (Ferrari).
Contudo, mesmo sem vencer nenhuma das três provas da final, David Tonizza conseguiu o levar o campeonato. Afinal, sua vantagem adquirada durante o campeonato permitiu o ato. Dessa maneira, Tonizza se torna o segundo piloto a conquistar a F1 eSports Series, já que Brendon Leigh foi o campeão das duas primeiras edições.
Frank Sagnier, CEO da Codemasters, disse:
“Em nome de todos na Codemasters, quero parabenizar Tonizza por sua primeira vitória na F1 Esports Series e na Red Bull Racing Esports Team por conquistar o campeonato de equipes. Com 109.000 jogadores tentando ganhar um lugar na lista, a terceira temporada tem sido a mais competitiva até o momento e destacou a quantidade de talentos disponíveis. Mal podemos esperar para ver o que acontece na quarta temporada e, se a Challenger Series tem algo a ver, promete ser ainda mais emocionante. ”
Julian Tan, chefe de iniciativas de negócios digitais e e-sports da Fórmula 1, disse:
“A partir de 109.000 candidatos, agora temos nosso campeão de pilotos da F1 Esports Series de 2019. Quero parabenizar David Tonizza por superar todos os desafios no que tem sido a nossa temporada mais competitiva até o momento.”