Desde 2019, a Fábrica de Graffiti viaja pelo interior do Brasil levando arte para comunidades de distritos industriais que têm menor acesso à fruição e à formação artística. Eles já captaram mais de 3 milhões de reais e viabilizaram a pintura de mais de 32 mil metros quadrados em foram de painéis e empenas em obras de arte, deixando um legado para as comunidades locais.
Isso só é possível graças às empresas que enxergam no investimento cultural uma forma de contribuir com o desenvolvimento social e se destacar no mercado. ArcelorMittal, Belgo Bekaert Arames, Tigre, e EDP Renováveis já patrocinaram sete projetos via Leis de Incentivo municipais e estaduais do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Bahia e Rio Grande do Sul.
A Fábrica de Graffiti espalha arte por onde passa e, desta vez, a cidade contemplada foi Bela Vista de Minas (MG). Com o patrocínio da ArcelorMittal, o projeto pintou o histórico teleférico local e 12 caçambas que foram distribuídas pelo município, dando acesso às obras a toda a comunidade. Três caçambas foram içadas até o teleférico, onde permanecerão como cartão postal da cidade. Outras nove foram colocadas nas praças e em viadutos da cidade.
Realizaram as artes o grafiteiro Michel Testa (Belo Horizonte/MG), convidado da edição, e quatro artistas selecionados por convocatória, Auá Mendes (Manuas/AM), Ramon Phanton (Brasília/DF), Flávio Rodrigues (São José do Rio Preto/SP) e Ludbird (Palmas/TO). Paula Mesquita Lage, da Fábrica de Graffiti, e Camila Sales da Costa, da ArcelorMittal, supervisionaram as atividades e garantiram que essas ações visam democratizar a arte, apoiar artistas, dar visibilidade a história e ao passado das comunidades locais.
Onde, atualmente, se encontra Bela Vista de Minas, a Mina do Andrade já estava em operação desde 1946, antes da fundação do município. O carvão vegetal retirado dela era transportado para a usina de João Monlevade (MG) em caçambas metálicas por meio do teleférico, que acabou se tornando um marco histórico da região. A pintura da estrutura e das caçambas é uma forma de homenagear a cidade, assim como as pessoas que a construíram e vivem nela.
Investimento privado em ESG (Governança ambiental, social e corporativa)
Todos os projetos são acompanhados de um programa educativo, que realiza um curso profissionalizante de graffiti para adolescentes de escolas públicas, tendo formado quase 700 alunos, e outras atividades de difusão e valorização da cultura Hip Hop. A Fábrica de Graffiti também atua com responsabilidade ambiental.
Todos os resíduos gerados pelos projetos, seja em plástico, papelão ou metal, são recolhidos e encaminhados para cooperativas locais de reciclagem, e a água contaminada por tinta é coletada e tratada antes de voltar para a natureza. A iniciativa promove, ainda, diversidade e inclusão dentro de sua equipe.
Dos mais de 200 artistas que já passaram pelo projeto, mais de 50% são mulheres e há forte representatividade negra, indígena e LGBTQIAP+. Todos e todas recebem cachês iguais, proporcionalmente à área pintada.
“A arte de rua é a expressão artística mais democrática que existe, porque ela nasceu de manifestações do povo e se encontra nas ruas para que qualquer pessoa tenha acesso. A inserção de grandes painéis de graffiti em distritos industriais proporciona bem-estar e até um refúgio àqueles que habitam e transitam pelo local, como muitos moradores já nos relataram. Transformar lugares de passagem em grandes galerias a céu aberto desmarginaliza a ideia do que é um território fabril e cria pontos turísticos na cidade. Fazemos isso de forma sustentável. Todas as características da Fábrica de Graffiti fortalecem a cultura e a imagem de empresas que praticam ESG, por isso elas sempre retornam para um novo projeto”, comenta Paula Mesquita Lage, produtora executiva da Fábrica de Graffiti.
Empresas que investem na Fábrica de Graffiti são responsáveis pela realização dos maiores murais de graffiti do interior de Minas Gerais, Bahia e da América Latina, no Rio de Janeiro. Elas também contribuem com cinco Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU): Educação de qualidade, Igualdade de gênero, Trabalho digno e crescimento econômico, Redução das desigualdades e Ação contra a mudança global do clima.
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Saiba mais em www.fabricadegraffiti.com.br.