Depois de abandonar o Graph Seacrh, o Facebook resolveu abandonar também o Bing – segundo lugar nos EUA, com 20% de market share – como seu mecanismo de busca padrão. A perda do primeiro é mais significativa para uma rede social que pretende conectar pessoas a seus amigos e interesses, mas é o segundo que causou mais preocupação nos concorrentes.
Com recursos humanos e financeiros suficientes para fazer frente ao Google, o potencial de tornar a pesquisa cada vez mais personalizada aparentemente entra em uma nova fase. Os cerca de 1,35 bilhão de usuários agora contarão com os mecanismos de busca criados pela própria rede social.
Embora não haja informação oficial acerca de uma área do Facebook dedicada exclusivamente à busca, especula-se que a empresa prioriza essa tipo de serviço já que há mais de 1 bilhão de requisições de busca são feitas diariamente por seus usuários. A assessoria de imprensa do Facebook afirmou que, para o futuro próximo, eles não pretendem mostrar resultados de busca externos, apenas os que vem de dentro da própria rede social.
“ Há mais de 1 trilhão de posts publicados no Facebook, o que alguns dos engenheiros de pesquisa da equipe gostam de me lembrar que é maior do que qualquer corpo de busca na Web” – Mark Zuckerberg
Apesar da ruptura, a parceria com a Microsoft continua um muitas outras áreas, como por exemplo na área de investimentos – em que o Facebook recebeu USD 240 milhões por 1,6% de suas ações, em 2007 – e de marketing – em que a empresa de Bill Gates passou controlar a área de business advertisement da empresa do Zuck.
Você sentiu falta dos resultados do Bing no Facebook? Eu também não.
Mas o Graph Search era muito interessante e deve voltar em algum momento no futuro.
Um Comentário
Liana Marcelo de Essaysa Barca
Que horror de manchete mais sensasionalista!
Silas da Silva
A ferramenta de busca que o Facebook vai desenvolver vai ser mto melhor que a da Microsoft, podendo inclusive ultrapassar o Google em alguns anos.