Todos nós já usamos o Facebook pelo menos algumas vezes, a rede social foi fundada há alguns anos, em 4 de fevereiro de 2004, pelo então universitário Mark Zuckerberg, em parceria com o brasileiro Eduardo Severin e os estadunidenses Dustin Moskovitz e Chris Hughes. Desde então, o Facebook se tornou uma febre mundial, com bilhões de usuários espalhados pelos mais vastos lugares; para tanto, é de se esperar que a rede tenha recursos e mecanismos úteis e atraentes para o público. Um destes é o chamado Facebook Jobs.
A ferramenta de buscas foi disponibilizada em 2017 nos EUA e Canadá, chegando um pouco mais tarde no Brasil e em cerca de outros 40 países, no primeiro semestre de 2018, e tem por objetivo facilitar a procura (e, claro, o achado) de vagas de emprego: empresas anunciam cargos e os usuários podem candidatar-se a eles de forma prática e eficiente. Em um país em que a taxa de desemprego é, infelizmente, alta, tal ferramenta é uma esperança de melhora, proporcionando uma melhor chance de achar aquele emprego que a pessoa procura.
Utilizando o Facebook Jobs
Para se candidatar é extremamente simples: na aba Explorar é que se encontra o atalho para a área de empregos, onde se depara com as vagas das imediações e algumas informações – o nome da empresa, a descrição da vaga, o período e o salário, até um breve resumo sobre as qualidades necessárias. Junto a vaga se acha o link para candidatar-se, com um clique a página daquela vaga específica se abre, algumas vezes com perguntas, outras com informações de contato da empresa.
Localização (A): Ao acessar a página do Facebook Jobs, o usuário poderá escolher o raio de distância em km no qual pretende trabalhar, isso facilita o processo de achar empregos que se encontram mais perto de onde o usuário reside, fazendo com que achar o emprego ideal se torne ainda mais fácil.
Tipo de vaga de emprego (B): A ferramenta também conta com a alternativa de marcar quais tipos de vagas de emprego o usuário está à procura. É universitário e está à procura de horas complementares? só marcar a opção de “Estágio”. Quer ser voluntário em alguma empresa para ganhar experiência no mercado? Marque a opção de Voluntário. Também há as opções de contrato, para aqueles que preferem garantia e um contrato firmado com a empresa na qual querem trabalhar, e serviços de meio período e período integral, ficando à total cargo do próprio usuário um gigantesco filtro de busca organizado.
Categoria (C): Além dos filtros de busca citados à cima, uma grande vantagem do uso desta ferramenta é a possibilidade de escolher a categoria ou a área na qual o usuário em questão deseja trabalhar. As categorias variam entre: Agricultura e silvicultura, Área administrativa, Ciência e engenharia, Construção e mineração, Contabilidade e finanças, Cuidados pessoais, Educação, Esportes e entretenimento, Gestão, Informática e dados, Instalação, manutenção e reparo, Jurídico, Limpeza e serviços, Manufatura, Mídia e comunicação, Operação de negócios, Restaurante e hotelaria, Saúde, Serviços comunitários e sociais, Serviços de proteção, Transporte, Varejo e vendas.
Este incrível filtro de busca possibilita uma ampla e incrível chance de escolher exatamente aquilo que o usuário necessita, fazendo com que agilize o processo de achar o emprego ideal para o utilizador desta ferramenta.
Assim que a pessoa achar o emprego que deseja se inscrever para candidatura, é apenas necessário clicar em “Candidatar-se agora” (imagem à esquerda), digitar suas informações no espaços que aparecerão (imagem da direita), tais como: nome, número, cidade, e-mail, experiência, formação escolar e acadêmica e clicar em:
Tendo realizado todos esses processos, os dados da pessoa ficarão guardados no banco de vagas que será enviado para a empresa que está contratando novos empregados.
Criar vagas de emprego
Além de todos esses benefícios que esta ferramenta proporciona para um usuário que está procurando um emprego, também há uma grande vantagem para empresas fazerem uso desta ferramenta, sem a necessidade de guardar informações de usuários em seus bancos de dados, servidores juntamente com papéis e mais papéis, a ferramenta do facebook jobs, faz com que a empresa crie sua própria vaga de emprego e deixe em aguardo, fazendo com que aqueles que desejam trabalhar em suas empresas mantenham as informações de contato e dados de currículo em uma área privada do facebook, no qual apenas a empresa e o usuário conseguem ter acesso à tais informações descritas pelo próprio usuário.
Vale a pena fazer uso desta ferramenta?
Com total certeza que, a equipe do tecnoveste pode dizer que sim. Foi através desta ferramenta que nós criadores de conteúdos do tecnoveste conseguimos fazer parte dessa incrível equipe que trabalha de maneira excelente na criação e implementação de novos conteúdos para os leitores e usuários das redes sociais e de toda a internet.
O processo de seleção foi bem simples, seguimos os passos acima e no mesmo dia, a empresa entrou em contato conosco para criar um processo seletivo entre àqueles que se candidataram para a vaga de criador de conteúdo na tecnoveste. Após uma série de perguntas, escrevemos alguns artigos para participarem do processo seletivo.
Este processo todo não demorou muito tempo, a empresa foi muito aberta conosco, possibilitando uma melhor interação com o portal e com os conteúdos, hoje, podemos escrever não só aquilo que a empresa pede para escrevermos, mas também artigos de nossa própria escolha, possibilitando um grande aprendizado de diversos artigos e meios de tecnologia utilizados pela empresa.
Facebook Jobs é uma ferramenta para aquele que estão à procura de emprego e entendem a dificuldade que é de construir um currículo, ir de loja em loja, entregar um currículo em cada loja diferente e não ser aceito, além de conseguir escolher o emprego que mais se enquadra naquilo que a pessoa deseja. Vivemos em uma época na qual tudo é tecnologia, tudo é meio de comunicação e rede social, esta ferramenta nos mostra que um processo que aparenta ser tão difícil, pode se tornar mais fácil e ainda melhora o relacionamento empregador-empregado.
Este conteúdo é gratuito pra você, mas a produção dele não tem custo zero. Graças aos nossos apoiadores na Plataforma de Financiamento Coletivo Apoia-Se temos conseguido manter a regularidade dos posts e pretendemos criar novos formatos de podcasts e programas em vídeo. Que tal dar um pulinho para saber quais recompensas exclusivas pode receber da nossa equipe todo mês? Visite: https://apoia.se/tecnoveste
Um Comentário
Pingback: Resumo Semanal do Tecnoveste - 12 a 17 de Agosto de 2019 | Tecnoveste